Por: João Marcos | 5 anos atrás

O conceito Bistrô surgiu na Franca em 1815. Há quem diga que nasceu quando soldados russos invadiam cafés e restaurantes gritando: Bistrô! Bistrô!, exigindo a desocupação dos lugares. Outros afirmam que as mulheres dos soldados franceses que partiam para trabalhos de guerra, abriam suas próprias casas para oferecer comida e bebidas rápidas, tendo assim uma forma de sustento na ausência do marido.

As historias são muitas, mas o conceito é o mesmo: café, restaurante ou bar pequeno e aconchegante, de gestão familiar a preços acessíveis. Apesar de no Brasil terem sido confundidos com restaurantes caros e sofisticados, alguns Bistrôs fazem questão de manter o perfil original, como é o caso do Petit Jardin Café & Bistro, que abre suas portas a partir de 13 de junho, em Jaraguá do Sul.

Boa comida, ambiente acolhedor, clima hospitaleiro e preços atrativos, essa é a proposta do Café & Bistro que vai funcionar no espaço Giacomine Garden Center.

Segundo as proprietárias, Andressa Pereira e Juniane Schlichting, a ideia surgiu da junção de dois sonhos. Amigas, jornalistas e com vivência na Europa, ambas sempre sonharam com um espaço assim, onde a convivência e as relações pessoais tem tanta importância quanto a qualidade do serviço.

“Eu sempre sonhei em ter uma cafeteria. Em Londres cheguei a trabalhar durante um ano numa. Minha sócia viveu em Paris e além de cozinheira de mão cheia ela é fascinada pela cultura francesa. Então, resolvemos unir o útil ao agradável”, conta Andressa.

O nome Francês “Petit Jardin”, significa Pequeno Jardim e foi escolhido pelo contexto do lugar. O Bistro está localizado no meio de um jardim, cercado por um lago e flores das mais diversas espécies. O cenário é propício para desfrutar de tortas, bolos e cafés durante as tardes, e pratos quentes, acompanhados de um bom vinho, durante a noite.

O cardápio é enxuto, mas bastante diversificado. Pratos como risoto de tangerina com gengibre e salmão, ou o tradicional crepe francês com recheios especiais como frutos do mar e palmito com ervas finas poderão ser degustados no local. “Prezamos pelo detalhe e qualidade dos pratos. Serviremos saladas, risotos, massas com recheios exclusivos, sopas/cremes, além de bons vinhos com excelente custo beneficio”, explica Juniane.

O Petit Jardin Café & Bistro vai funcionar de terça a sexta-feira, das 13h às 23h. Sábados das 10h às 23h, e Domingos das 15h às 23h.