Por: João Marcos | 3 anos atrás

Hoje quem escreve a coluna semanal da SNC Jaraguá sobre saúde no Por Acaso é o atleta  Guilherme Donat Bourscheidt que fala um pouco mais deste esporte Olímpico, que cresce cada vez mais no Brasil e encanta o público.

10445523_499002110234409_8688820340589469568_n

O Bicicross é uma modalidade do ciclismo que fez sua estreia em olimpíadas em Pequim no ano de 2008. Praticado com bicicletas de aro 20 ou 24, consiste em uma competição no formato de corrida em uma pista cheia de obstáculos, parecida com as de motocross. Constitui-se por baterias de 8 competidores de mesma categoria definida pela faixa etária. Estes, partem alinhados do início da pista ao cair de um portão de largada “gate”. A partir daí, os pilotos dão uma volta na pista com duração média de 40 seg. e ganha quem chegar primeiro. Ao fim de cada bateria, dá-se início à próxima sendo ela ou não da mesma categoria.

Correr de BMX, é uma sensação incrível e é necessário muita habilidade, técnica e coragem do piloto. Em um esporte onde estão intimamente ligados a velocidade e os obstáculos, são comuns os tombos, porém sem ferimentos graves. A principal característica do bicicross é sua velocidade e grande explosão física, somadas à técnica e habilidade dos seus praticantes que competem sempre bem equipados e proporcionam um grande espetáculo.

SNC apoiando atleta Jaraguaense

Nos dias 5 e 6 de julho o atleta jaraguaense de bicicross Guilherme Donat Bourscheidt, que conta com o apoio da SNC Jaraguá esteve em Americana-SP para disputar o Campeonato brasileiro da modalidade. O evento contou com 569 atletas de 18 estados brasileiros, em 32 categorias. Guilherme compete na principal categoria da modalidade, a elite men, onde disputou com 26 atletas o título brasileiro. No sábado aconteceu o campeonato brasileiro de tomadas de tempo, onde cada piloto faz uma volta cronometrada na pista, e o piloto que conseguir fazer o menor tempo é campeão, Guilherme fez uma volta perfeita e conseguiu faturar o Vice campeonato, sendo superado por apenas 0,140s pelo atleta Olímpico brasileiro Renato Rezende.

No domingo aconteceram as tradicionais disputadas, onde os pilotos disputam lado a lado o primeiro lugar, nosso atleta  Guilherme conseguiu passar pelas classificatórias sem dificuldade, e chegou até a fase semifinal, onde em disputa de posições se enroscou com o adversário e não conseguiu avançar a final.