Por: Ricardo Daniel Treis | 10/02/2014

love-petPor motivos óbvios. Se você tem um cachorro, aprende logo a cuidar e se preocupar com outro ser. E isso pode surtir efeitos positivos na sua personalidade: tornar você uma pessoa mais gentil e confiante.

Não, isso não é papo de gente fanática por animais. É ciência, comprovada por um estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos. Os psicólogos entrevistaram mais de 500 participantes, de 18 a 26 anos, para saber sobre a relação com animais de estimação em diferentes fases da vida. Em seguida, responderam a um questionário que tinha como objetivo avaliar características pessoais: se eram competentesconfiantescarinhosos, e se tinham indícios de depressão.

O resultado mostrou que pessoas que tiveram cachorro ou gato em casa costumam a ajudar mais os amigos e familiares. Eles também se envolvem mais com trabalhos voluntários. E com isso eles se sentem mais conectado ao mundo, confiantes e demonstram mais empatia. “Nós não podemos confirmar relações de causa, mas esse é um ponto promissor no entendimento do papel dos animais na nossa vida, especialmente quando somos jovens”, explica Megan Mueller, autora da pesquisa.


Via Super Interessante.