Por: Max Pires | 7 anos atrás

O espaço cultural da Biblioteca Padre Elemar Scheid mantém até o dia 29 de agosto a exposição “Noivas em Foco”, organizada pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) e o Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel.

A mostra reúne trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Moda a partir de estudos de fotografias de vestidos de casamentos que fazem parte do acervo do arquivo histórico. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8 as 22h e aos sábados das 8 as 12h. A Biblioteca Padre Elemar Scheid está localizado junto ao campus universitário, na rua dos Imigrantes, 500 – Vila Rau. Informações pelo telefone (47) 3275-8253.

“Noivas em Foco” é um projeto da Coordenação de Pesquisa e Extensão com o curso de Moda da UNERJ em parceria com o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul. Conforme a professora Marisa Kaufmann, do setor de Pesquisa e Extensão da UNERJ, após realizarem uma pesquisa no Arquivo Histórico Eugênio Vitor Schmöckel.

A partir de fotografias de casamento doadas pela comunidade ao arquivo, os acadêmicos da 5ª fase do curso de Moda realizaram estudos dos modelos dos vestidos de noiva usados nas várias décadas do século XX.

Orientados pela professora Vera Bagatoli, os estudantes fizeram ilustrações ampliando os vestidos de noiva utilizando várias técnicas de desenho como: pintura, colagens e bordados. O objetivo foi resgatar o modo de vestir dos antepassados da região de Jaraguá do Sul.

A mostra tem como objetivo apresentar a moda, o comportamento e os conceitos daqueles tempos relativo aos casamentos, revelando a imaginação e a criatividade dos acadêmicos.