Por: João Marcos | 4 anos atrás

O Banco Central vai lançar uma série de moedas especiais em homenagem à Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. De acordo com a Casa da Moeda, haverá 36 modelos diferentes. Serão quatro de ouro e 16 de prata, especiais para colecionador. Nesse caso, quem quiser uma delas deverá comprar o modelo desejado. Não foram informados os valores.

Os modelos de ouro trarão, de um lado, o Cristo Redentor. No outro, cada um deles trará um motivo relacionado aos jogos: corrida de 100 metros, salto com vara, luta e tocha olímpica.

03

As de prata terão 16 imagens relacionados à fauna e à música brasileira, além de pontos turísticos do Rio, de um lado, e quatro imagens relacionadas aos jogos, do outro.

Também haverá 16 bimetálicas, no valor de R$ 1, que serão colocadas em circulação. Nesse caso, terão de um lado a mesma imagem do valor, como nas moedas atuais. Do outro, serão figuras representando as modalidades em disputa, do mascote dos jogos e da tocha olímpica.

As moedas serão dividias em quatro lotes, com lançamentos diferentes. Segundo a Casa da Moeda, em cada lançamento serão emitidas quatro
moedas de circulação comum, quatro de prata e uma de ouro. O BC ainda não tem data para o primeiro lote ser apresentado, mas trabalha
com a expectativa de lançá-lo ainda em novembro.