Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

A última sexta-feira de Outubro é o dia em que todos os brasileiros devem utilizar este idioma maravilhoso em seus blogs e chats, no trabalho, na hora de caminhar, tomar café da manhã, ligar para a amante, enfim, todos os momentos deste dia devem estar recheados de palavras em portuñol.

Arriba! Mui hermoso, mui cândido, bamonos chiquitos, bamonos atropelar-se com la garacunchita e achar que tudo que ecreber cortando los “s” e trocando lo “v” por lo “b” etará correto.

Um biba à patrona deste mobimiento, la graciossa Carmen!

TICO! TICO!

CURSO EXPRESSO – PORTUNHOL BÁSICO
Falar o portunhol básico é muito simples. A primeira lição consiste em, basicamente, falar com sotaque. Veja o vídeo de treinamento aqui (você vai precisar de QuickTime para assistir).

Aprendido este grande primeiro passo você só precisa:

* Troque “o” por “lo”, “a” por “la”.

* “Nós” é “nosotros”.

* Toda letra V é trocada pela letra B. Ex.: biba mi bida.

* Todo O em portunhol é grave, como na palavra obo, assim como todo E, como na frase ese muchacho es mucho feo.

Treinando estas simples lições você já estará pronto a viajar por toda América Latina. Quando quiser saber mais pode seguir para o nível médio do curso. Ou, como agora você já pode dizer, para lo níbel mêdio.


El textículo acima foi extraído do saite do mobimento, onde ustedes pueden encontrar mucho más cosas interessantíssissímas como os cursos Hablando Portunhol: Intermediário | Avanzado | Palabrones

E biba la bida! Una iniciatiba de Cris Dias e Morróida.