Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás

A arquiteta de Jaraguá do Sul, Ruth Borgmann, em seu perfil do Facebook fez uma postagem interessante e que gerou uma discussão acerca de quem é o trabalho de manter a cidade limpa. Sabemos que locais públicos, como praças, ruas, por exemplo, cabe ao poder público a manutenção. Afinal, os impostos que pagamos também servem para isso, mas se cada cidadão também fizer a sua parte, como o simples fato de não jogar lixo no chão, já é digno.

1801364_10204322261395748_916220198_o

Reprodução/Ruth Borgmann

Ruth destacou alguns pontos de Jaraguá do Sul, cortados pela linha do trem, onde moradores mantém tudo limpo e organizado por conta própria. Seja o cultivo de uma simples horta, a criação de um jardim, ou mesmo plantar uma árvore. Abaixo transcrevo o texto que acompanha a postagem de Ruth:

“Há muito tempo quando caminho na ciclovia de Jaraguá do Sul que acompanha a linha do trem, venho imaginando a beleza e o prazer que este este espaço poderia nos proporcionar se bem cuidado. Sempre lembro de uma frase que um cidadão americano me disse que se todo mundo cuidar bem do seu pedaço o mundo se tornará um paraíso.
Parabéns, parabéns, parabéns para este cidadão que há muito tempo vem cuidando muito bem de um espaço que não é seu mas que está ao lado da sua propriedade. O abandono se transforma hora em horta, hora em pomar e agora, neste momento, neste maravilhoso jardim! Lindo! Muito agradecida por este presente maravilhoso que você nos oferece com este jardim cheio de flores! Muito obrigada ao carinho de outros moradores que nos presentearam com o plantio de árvores frutíferas que tem produzido vários frutos. Muito Obrigado pela extensão de parques e verdes que alguns por iniciativas particulares tem nos proporcionado.
Cidadãos que vêem a cidade como uma extensão da sua casa! Cidadãos que com atitudes como esta demonstram amor ao próximo.
Nota 10! Exemplos a serem seguidos!”

E você, o que acha da ideia?

Outros locais destacados por Ruth em seu perfil no Facebook…

Reprodução/Ruth Borgmann

Reprodução/Ruth Borgmann

Reprodução/Ruth Borgmann

Reprodução/Ruth Borgmann