Por: João Marcos | 4 anos atrás

No post que fizemos recentemente a respeito das 7 coisas que mais irritam o Jaraguaense, 5 delas tinham alguma relação com o trânsito e, umas 3 delas a ver com o nosso dom – digo nosso, pois todos estamos nas ruas e temos culpa de alguma forma nesse caos na terra que é dirigir por aqui – modo de “pilotar ás návi“.

DISPARADO o campeão de reclamações foi a dificuldade que temos em usara “Seta de Direção”. Pensando no bem de todos e na alegria da nação o Por Acaso resolveu lançar esse manual básico de como usá-la.

Vejam como é simples, amigos:

1º passo: Localize a alavanca à esquerda da caixa de direção (esta alavanca estará à direita para carros que irão dirigir do lado esquerdo da pista. Note que veículos importados de um local onde a direção é feita do lado oposto podem ter a alavanca do lado oposto ao que está acostumado!)

670px-Turn_signals_2

2º passo: Para sinalizar uma virada à esquerda, empurre a alavanca para baixo (ou para cima, se a alavanca estiver à direita). Você deve conseguir movimentar a alavanca com seus dedos, sem retirar totalmente sua mão do volante.

Mas não vire-o ao dar seta. É melhor manter a outra mão no volante, também viu?

670px-Turn_signals_3

E para dar seta à direita, empurre a alavanca para cima (ou para baixo se a alavanca estiver à direita, hêhê).

670px-Turn_signals_4

 

3º passo: Ao movimentar a alavanca para cima ou para baixo, a seta correspondente irá piscar no painel.

670px-Turn_signals_5

4º passo: O sinal irá desligar automaticamente após realizar a curva na maioria dos casos, mas o volante deve ser virado até certo ponto para isto acontecer. Se não desligar automaticamente, mova a alavanca de volta ao centro, em posição neutra.

Muitas alavancas de seta ativam-nas em duas posições para cada direção. Você pode tanto empurrá-la até ouvir um “clique”, e ela ficará firme, ou você pode segurar a alavanca um pouco antes da posição de “clique”, para que ela volte ao centro.

Esta última é útil ao mudar de faixa, já que o volante provavelmente não será virado o suficiente para que a seta desligue automaticamente.

Eaí amiguinhos? Foi útil? Apresente esse guia para seu amigo navalha, ou então só ajude compartilhando e espalhando a palavra.

Pode dar seta sem medo amigos, ela não é C… Ahhhh achou que eu ia mandar essa né malandro.

Veja também os 5 motivos que fazem do trânsito jaraguaense um teste para os nervos.