Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

Novas descobertas e teorias sobre o universo serão discutidos de hoje até sábado por professores de ciências, geografia, física e química durante o primeiro Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea), no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Jaraguá do Sul. Eles também vão conhecer métodos que facilitem os estudo dessa ciência.

A idealizadora do projeto, a professora Maria Inês Paracchi ressalta que a astronomia é uma ciência que estimula o conhecimento sobre física e matemática. “Essa ciência faz as pessoas olharem mais para o céu e desmistifica o bicho-papão que muitos acham que é a física, por exemplo”, diz .

Estagiários do curso de licenciatura em física do IFC Jeferson Maciel Breganholi e Gilson Wurz ajudaram alunos da Escola Ana Töwe Nagel a fazer um painel para o Erea. Os alunos Débora Paula, Adriano Schwirkowski Filho e Makaella Cavanhol produziram planetas com jornais. “Eu me interessei pela astronomia assistindo a programas na TV. Depois, comprei uma luneta para apreciar o céu e isso me despertou para a física. A astronomia envolve também história, sociologia e geografia”, conta Wurz.


Via AN