Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

No próximo sábado, dia 1º, a partir das 15h, acontece a inauguração da nova sede da Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos (Ajap), que passa a funcionar no piso superior do prédio dos fundos do Museu Histórico Emílio da Silva, na Rua Quintino Bocaiúva, 85, na Praça Ângelo Piazera.

O ato inaugural conta com coletiva de artistas plásticos de Santa Catarina, tendo a curadoria de Inacio Carreira. As apresentações especiais ficam por conta do vídeo “Uma pequena história da Ajap”, intervenção poética e musical, além de dança.

convite ajap

A mudança foi oficializada pela Prefeitura em maio deste ano. Desde 2004, a entidade ocupava sala, da Prefeitura, na rodoviária de Jaraguá do Sul.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura Sidney Lopes, o município cumpre o compromisso de trazer a Ajap para um espaço central e que, portanto, a entidade terá mais destaque. “Conhecemos a história da Ajap de envolvimento dos artistas locais, por isso merecem ter um espaço central como o do Praça Ângelo Piazera”, comenta.

Nova sede Ajap. Foto: Divulgação

Nova sede Ajap. Foto: Divulgação

O prefeito Dieter Janssen destacou a importância da Ajap para o desenvolvimento cultural da cidade e que agora é reforçado com a mudança para o Centro. “Temos certeza de que o espaço será bem utilizado por esta entidade tão respeitada”, completou.

A Ajap foi criada há cerca de 20 anos e hoje conta com 26 artistas atuantes na entidade. No espaço ocupado pela entidade durante 10 anos na rodoviária, aconteceram exposições, aulas e outras atividades ligadas à cultura.

Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul