Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

No fim da tarde de segunda-feira, dia 10, aconteceu a assinatura do contrato para o repasse do valor de R$ 897 mil que deve ser aplicado na pavimentação em concreto e drenagem do trecho de 957 metros da estrada que vai até a capela Chiasetta Alpina, no Morro da Boa Vista. A contrapartida da Prefeitura para a obra ficará em torno de R$ 105 mil.

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS

A assinatura ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito Dieter Janssen com a presença do deputado federal Mauro Mariani, o deputado estadual Jean Leutprecht, o superintende regional da Caixa Wilson Zarpelon, o vice-prefeito Jaime Negherbon, a presidente da Câmara Natália Petry, representantes do grupo gestor da Chiasetta Alpina e secretários municipais.

Após a assinatura do contrato com a Caixa, deve ser lançado o edital para licitação da empresa que vai executar a obra. Esse trâmite levará cerca de 90 dias. Esta será a primeira etapa do projeto. A intenção da administração municipal é de fazer a concretagem de outros dois trechos de acesso ao Morro da Boa Vista, que está entre os pontos turísticos mais belos e visitados da cidade, sendo inclusive usado pelos praticantes do voo livre.

Hoje o espaço não tem pavimentação e é utilizado por turistas que sobem à Chiasetta Alpina, localizada a 570 metros de altitude, e ao Morro das Antenas, ponto com 900 metros de altitude.

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS

A provação e empenho da proposta 2896/2015 para a pavimentação foi encaminhada ao Ministério do Turismo pelo deputado federal Mauro Mariani. Segundo o deputado Mariani, a concretagem do morro é importante para o turismo de Jaraguá do Sul. Comentou ainda que outro apoio dado por ele para mais uma obra na cidade será para o projeto da Via Verde que deve ser aplicado no bairro Ilha da Figueira que também está tramitando para captação de recursos em Brasília.

O prefeito Dieter Janssen destacou a relevância da obra de acesso ao Morro da Boa Vista que era esperada há tempo no município. “O turismo ganha com essa obra, dando segurança para as pessoas que se dirigem ao Morro da Boa Vista e à visitação da Chiasetta Alpina que tem destaque no turismo religioso na nossa cidade”, destacou Dieter.

Chiasetta Alpina

Foto: Jornal do Vale

Foto: Jornal do Vale

A Chiesetta Alpina, fica no Morro da Boa Vista e foi inaugurada em dezembro de 2012, tendo a segunda etapa da obra entregue em 2014. A capela que tem capacidade para até 100 pessoas trata-se de um monumento em homenagem aos imigrantes, de regiões alpinas dentre estes: italianos, austríacos, húngaros e poloneses.

Localizada em área de 20 mil metros quadrados e área construída de 132 metros quadrados, a igreja conta com uma torre de 127 metros de altura, além de contar com um bosque e estacionamento. O espaço fica a 570 metros de altitude e de lá se tem uma bela vista de Jaraguá do Sul.

Inspirado na igreja de São Simão Apóstolo, no município de Vallada Agordina, na Província de Belluno, na Itália, o monumento foi erguido em terreno doado pela família Spezia, localizado na Estrada JGS-453, no Morro Boa Vista, no bairro Boa Vista.

Segundo o presidente do grupo gestor da Chiasetta Alpina, Célio Bayer, a igreja recebe em média 500 visitantes por fim de semana. Além disso, todo segundo domingo de cada mês é celebrada uma missa no local onde são recebidas cerca de 100 pessoas que depois podem saborear almoço em espaço junto da igreja.

Fonte: Prefeitura Jaraguá do Sul