Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

As pancadas chuva e descargas elétricas são comuns nessa época do ano devido ao tempo quente e abafado. Na segunda-feira, dia 14, aproximadamente pelas 16h45, um temporal em Jaraguá do Sul causou alguns estragos na cidade.

Entre eles, sete foram relacionados à queda de árvores, sendo que um galho caiu no calçadão da Marechal e atingiu um carro. Dado caso recente no mesmo endereço, a situação nos fez questionar qual será a medida tomada pela prefeitura em relação a esta árvore. Ela também será cortada?

queda_arvore

Galho da árvore atingiu veículo em trânsito – Fotos: Júnior B.

Conforme o engenheiro florestal da Prefeitura, Robin Henrique Pasold, o galho desta árvore – uma fícus retusa, localizada em frente à loja Koerich – quebrou pois já estava enfraquecido por sofrer impactos, principalmente dos baús de caminhões que passam pela rua constantemente.

Pasold afirma que a árvore apresenta uma inclinação, mas não é um risco iminente. Portanto, essa árvore não será cortada neste momento.

A prefeitura já está em processo de compra das próximas árvores que serão plantadas no calçadão. A nova espécie será o pau-brasil, cujas plantas já virão com altura aproximada de quatro metros. O plantio acontecerá em janeiro, depois do recesso da prefeitura, já que a árvore precisa receber uma rega quase que diária após ser plantada para que fixe-se saudável.

Árvore adulta de pau-brasil

Árvore adulta de pau-brasil – Imagem ilustrativa

Flor do pau-brasil

Flor do pau-brasil

Quando esse processo acontecer, é que a prefeitura vai analisar como está a situação das outras árvores no calçadão e fazer a substituição. Isso, claro, caso não ocorra nenhum outro acontecimento que antecipe o corte delas.

Pasold também explica que existem outras árvores no município que já foram avaliadas ou passam por avaliações para cortes. Na região do Centro Histórico existem pelo menos quatro árvores que precisam ser cortadas. Sendo que uma delas, em frente à lotérica, já invadiu o espaço do cabeamento elétrico, oferecendo risco. O engenheiro explica que a Celesc e prefeitura já estão verificando a situação dessa árvore.

Outros estragos do temporal

A Secretaria de Defesa Civil informou que entre os bairros mais atingidos pelo temporal de ontem estão o Santo Antônio, Nereu Ramos e Três Rios do Sul.

Outdoor próximo ao shopping foi destruído pelos ventos fortes

Outdoor próximo ao shopping foi destruído pelos ventos fortes

Ao todo, também foram contabilizados sete ocorrências de destelhamento e foram fornecidos 140 metros de lona para atender as famílias que tiveram parte da cobertura de suas residências danificadas. “Duas casas no Santo Antônio tiveram seus telhados totalmente removidos por conta da força dos ventos”, destacou o secretário jaraguaense da Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva.

Previsão do tempo para esta terça

Esta terça-feira, dia 15, será mais um dia com muitas nuvens, quente e muito abafado. Especialmente a partir da tarde, ocorrem pancadas chuva e descargas elétricas.

Há condições de chuva forte e localizada num curto de espaço de tempo com volumes mais elevados, podem ocorrer rajadas de vento (acima de 60 km/h) e queda de granizo, situação típica de temporais isolados.

Recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios.