Por: Max Pires | 22/06/2010

olhares do litoral

Até o dia 28 de junho a comunidade acadêmica e o público em geral podem apreciar o trabalho de 4 artistas plásticos catarinenses na exposição “Olhares do litoral”, no espaço cultural da Biblioteca Padre Elemar Scheid, do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ).

Emanuel Nunes (escultura), Fernando Pauler (pintura), Jorge S. Licancabur (fotografia) e Lilian Martins (pintura) apresentam em suas obras as percepções e emoções em viagens pelo Brasil e exterior.

A mostra reúne 28 peças e pode ser conferida gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12h. A Biblioteca Padre Elemar Scheid está localizada na rua dos Imigrantes, 500 – Vila Rau. Informações pelo telefone (47) 3275-8225.

Sobre os artistas

Emanuel Nunes – Artista plástico português, mestre em fundição na técnica de cera perdida. Iniciou sua atividade em 1985, tendo adquirido o conhecimento artístico e influência nos ateliês dos mestres europeus João Fragoso, Soares Branco, Lagoa Henriques e outros escultores internacionais com os quais desenvolveu e auxiliou na modelação e fundição de grandes monumentos. Participou de cursos de fundição na Espanha – Fundição K, e na França – Fundição do Museu do Louvre. Os trabalhos executados no seu ateliê de fundição encontram-se distribuídos em diversas partes do mundo, como Portugal, Moscou, França, Boston, Itália, Turquia, Holanda, Madeira e Açores, Suíça e Espanha. Desde 2005 no Brasil, desenvolve esculturas em diversas técnicas e materiais. Integra o GAP – Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú desde 2009.

Fernando Pauler – Natural do Rio Grande do Sul, cursou Comunicação Visual na Universidade Federal de Santa Maria (1986-1989), período em que se dedicou ao desenho, ilustração, fotografia, serigrafia e xilogravura, participando de ateliês livres de pintura e escultura. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2001-2003). De 1989 a 2006 atuou como diretor de arte e designer em agências de publicidade e propaganda do RS e SC. Tem no currículo diversas exposições individuais e coletivas em galerias, museus e espaços culturais. Possui obras em acervos públicos e particulares em várias cidades do Brasil. Desde 2005 reside e trabalha em Balneário Camboriú (SC). Já foi premiado na categoria pintura no I Salão Jovem Artista de SC, no Salão de Arte de Novo Hamburgo e no Salão Internacional de Artes Plásticas da FIEMA-BRASIL em Bento Gonçalves. Atualmente é vice-presidente do GAP – Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú onde produz e colabora na divulgação da produção artística local. Entre maio e junho de 2009 teve a sua primeira participação em mostra coletiva internacional, o XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira – CIAB, Hungria/Budapeste; Áustria/Vorarlberg (Hard); Eslováquia/Bratislava, com apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras nestes países.

Jorge S. Licancabur – Residindo em Itajaí, é fotógrafo e jornalista graduado em 1998 pela UNIVALI. A fotografia sempre lhe despertou interesse e fascínio, mas, sua técnica ficou mais apurada ainda na Universidade na disciplina de “fotojornalismo”. Com o intuito de se aperfeiçoar na fotografia, Licancabur fez cursos de aprimoramento técnico e de edição de imagem com os mais conceituados profissionais, dentre eles, Altair Hoppe considerado um dos maiores mestres de edição de imagens. Em 2009 ingressa no GAP – Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú e volta a participar de exposições.

Lilian Martins – Tem formação em Turismo e Hotelaria e Pós Graduação em Criação e Gestão de Moda. Participou de cursos, assessorias e oficinas com Diniz Domingos, Venâncio Domingos, Osmar Pisani, Lígia R. Neves, Elton Silveira, Palmira Vilar, Meg Roussenq, Ana Vüllerot e Denise Roman. Trabalha com aquarela, óleo e acrílica sobre tela e gravura. Tem exposições individuais e coletivas em fundações, galerias e espaços alternativos com diversas obras em acervos públicos. Foi professora e coordenadora da Escola de Arte e Artesanato “Cantando, Dançando e Tecendo Nossa História”, foi Diretora de Arte da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, coordenou o Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade Avantis (Balneário Camboriú). É Docente do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade Avantis e do Curso de Publicidade e Propaganda do IFES – Itajaí. Atualmente é restauradora do Laboratório de Conservação e Restauro do Arquivo Histórico Municipal de Balneário Camboriú e participa do Estágio Supervisionado – Atecor – Atelier de Conservação e Restauração da Fundação Catarinense de Cultura (Florianópolis).