Por: João Marcos | 5 anos atrás

O boneco Fritz, que durante dois anos fez parte do cenário do Parque de Eventos de Jaraguá do Sul, não existe mais. Mas o que levou uma obra tão bela, tão bonita e tão marcante ser desmontado pela Prefeitura? – Por favor, percebam a ironia nas palavras.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Leone Silva, a retirada do boneco foi feita por medida de segurança, a pedido da Defesa Civil, depois da vistoria feita no local no mês passado. “Ele era feito de um material perecível, como esponja e isopor. Oferecia muito risco à segurança e resolvemos desmontar. Além disso, não foi feito para durar muito. Estava com infiltração de água e a armação estava enferrujada. Tanto que uma das mãos caiu. Não vamos recuperá-lo”, argumentou Leone Silva.

Foto: Lucio Sassi

O boneco foi doado em 2011 pela Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, para a Fundação Cultural e usado para ornamentar duas edições da Schützenfest. Com ele, havia um boneco menor, que simbolizava a Frida, e que foi destruído por incêndio, supostamente num ato de vandalismo, em março do ano passado.

Valeu Fritz, obrigado por quase nada.