Por: João Marcos | 20/12/2013

Jaraguá do Sul recebeu na manhã de hoje, a notícia de que foi a única cidade de Santa Catarina selecionada pelo Ministério da Educação para oferecer curso de medicina. A escolha pela cidade já está publicado no Diário Oficial da União.

quanto-custa-cursar-medicina

Após edital divulgado no início de dezembro, em que a cidade não constava na pré-seleção, uma união esforços, entre esferas públicas e privadas, atuou para que a graduação pudesse ser disponibilizada.

Na quarta-feira, o prefeito Dieter Janssen esteve em Brasília, acompanhado do senador Luiz Henrique da Silveira e participou de audiência com o ministro de Educação, Aloisio Mercadante. Na pauta da reunião, o curso de medicina em Jaraguá do Sul. Uma bandeira que a cidade defende para que seja possível diminuir a defasagem dos profissionais médicos na região do Vale do Itapocu. O ministro havia prometido encaminhar o processo sobre o curso e o resultado foi divulgado nesta sexta-feira.

O prefeito Dieter Janssen, único prefeito que esteve em Brasília atuando diretamente sobre o curso, comemorou a escolha por Jaraguá do Sul. “Ficamos felizes com a notícia, pois é uma conquista para toda a região. Este curso vai auxiliar e muito na resolução da falta de médicos em Jaraguá do Sul e cidades do Vale do Itapocu”, ressaltou.

A partir da publicação no Diário Oficial da União, o município receberá visita in loco de comissão de especialistas para a verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, conforme projeto de melhorias apresentado para a pré-seleção nos termos do Edital do MEC.