Por: João Marcos | 7 anos atrás

Segue na íntegra uma boa dica para o passeio do final de semana galera:


EXPOSIÇÃO: APRENDENDO FÍSICA COM OS BRINQUEDOS 

Nada de ficar de longe, observando, sem mexer, tocar ou experimentar. Na Mostra Física dos Brinquedos, promovida pelo Sesc, no Museu Histórico Emílio da Silva, a ordem é se envolver, testar e brincar. Aprender sobre os grandes físicos como Albert Einstein, Isaac Newton, James Watt, Galileu, Torricelli e suas descobertas fica bem mais fácil e divertido. Um simples pião, objeto de brincadeira de muitos, ensina sobre rotação, força aplicada em um corpo e equilíbrio. Outro brinquedo, chamado zig zag, mostra como a energia potencial se transforma em cinética, conteúdo abstrato e de difícil entendimento, que ganha conceito e lógica com a brincadeira.

O brinquedo oferece a oportunidade de apresentar o vocabulário da física e explorar como a natureza funciona. Partindo dessa constatação, a mostra tem a proposta de introduzir a linguagem da física e visualizar a relação de causa e efeito. A mostra aproveita um viés bastante ignorado: explica como o brinquedo funciona. Esta reflexão ocorre, em geral, em duas ocasiões, no momento em que o brinquedo é encontrado pela primeira vez e quando ele não funciona mais. As pessoas constroem suas próprias explicações que, a partir da visita, ficam mais elaboradas e científicas.

Quem for à mostra, aberta para visitação até 5 de abril, encontrará um universo de aprendizagem muito além da sala de aula. As escolas devem agendar a visita através do fone 3371-8346. O horário de visitação do museu é de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30min, e das 13h30min às 16h30min. Aos sábados, a exposição pode ser conferida das 9h às 12h. Aos domingos, das 15h às 18h. É importante que os horários sejam seguidos para acompanhamento e monitoramento do pessoal do museu e de alunos do curso de Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Fonte: Portal da Cultura