Por: | 6 anos atrás

Está disponível na Apple App Store, pelo valor de US$ 0,99, o BreathalEyes, um aplicativo que é capaz de detectar se o usuário está ou não em condições de dirigir, através da análise do movimento dos seus olhos.

O aplicativo é baseado no resultado de mais de 40 anos de pesquisas, que estudam diversos aspectos do comportamento humano sob o efeito do álcool. E uma das características observadas pelos pesquisadores é que, em algumas pessoas, a pupila humana é capaz de se movimentar de forma rápida e involuntária, denunciando assim que há uma quantidade considerável de álcool no organismo. Esse comportamento dos olhos é conhecido como HGN (ou Nistagmo Horizontal).

Rob Andrews é um dos desenvolvedores do BreathalEyes, e em entrevista ao Daily Mail, disse que o aplicativo é uma ótima ferramenta para ajudar as pessoas a tomar a decisão correta, quando tomam conhecimento do seu estado etílico.

Rob, porém, alerta que o nistagmo também pode ser causado por alguma doença no cérebro, efeito de sedativos ou acidente vascular cerebral, e na exclusão desses problemas, ele está presente em indivíduos com alto teor alcoólico no sangue. Outro alerta que o desenvolvedor faz é que o aplicativo foi feito apenas para fins de entretenimento, sem nenhum tipo de aplicação científica ou médica.

Para funcionar, o BreathalEyes usa a câmera do celular para registrar os olhos do indivíduo, buscando todo e qualquer tipo de movimento horizontal que a pupila possa fazer sob o efeito do álcool. Na teoria, o aplicativo é mais eficiente que o bafômetro, uma vez que o mesmo só tem efeito quando o teste é realizado em até 20 minutos após a ingestão da bebida.

Via Techtudo.