Por: Sistema Por Acaso | 27/05/2014

itautokpag

O banco Itaú lançou um aplicativo para smartphones que permite realizar transferências rápidas de dinheiro entre seus correntistas como em um aplicativo móvel de mensagens on-line.

O aplicativo chamado Itaú tokpag usa uma tecnologia de peer-to-peer (P2P) similar ao aplicativo de mensagens ‘WhatsApp’ e mostra, na agenda de contatos de celular do usuário,  os correntistas do banco que também instalaram o recurso.

Após instalar o aplicativo, o correntista deve cadastrar seu número de celular, dados da conta e senha eletrônica. O app gratuito está disponível para aparelhos com os sistemas operacionais Android (acesse aqui) e iOS (acesse aqui).

Cada número de celular pode ser associado a apenas uma conta corrente e as operações estão disponíveis apenas entre correntistas do Itaú. Os limites de valores para a transferência, de acordo com o Itaú, são os mesmos do internet banking.

Segundo o Itaú somente quatro bancos no mundo já oferecem aplicativos de transferência via P2P – CommonwealthBank, na Austrália, Barclays, no Reino Unido, Chase e Citibank, nos Estados Unidos.

A segurança, segundo o diretor executivo do banco, segue o mesmo padrão adotado nos aplicativos móveis e no internet banking. “O acesso tem duas camadas de segurança importantes: uma é a senha eletrônica e a outra é o iToken”, afirma.

Na lista de contatos, um sinal laranja indica quais estão cadastrados no aplicativo e podem receber a transferência, e um sinal cinza indica quem ainda não está cadastrado. “Você pode convidar pessoas, que são correntistas do Itaú, para instalar o aplicativo como faz no WhatsApp”, explica Sapoznik.

Fonte.