Celebrado em 30 de janeiro, o Dia da Saudade serve para recordar a memória das pessoas que já partiram, dos tempos bons que já passaram e das lembranças da infância e juventude. Quem viveu a vida toda em Jaraguá do Sul nunca deixa de lembrar bons momentos vividos na região, em estabelecimentos que antes eram muito frequentados e hoje não existem mais. O Por Acaso perguntou aos jaraguaenses os lugares que mais deixaram saudades e eram muito badalados em tempos mais antigos. Veja alguns:
Mares do Sul
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
A festa é considerada um dos eventos mais “hula-hula” da história de Jaraguá do Sul e entra para a lista de saudades de muita gente. Acontecia no Clube Atlético Baependi e por anos foi uma das festas mais famosas da cidade, muito esperada pelos jovens da época. Quem registrava os cliques eram os jovens Max Pires e Thiago Markiewicz.
Gargamel Lanches

Esse era um dos lugares mais frequentados pela galera na década de 90, ponto de encontro dos jovens para conversar e fazer um lanche.
Notre Dame
Foto: acervo Marcelo Luís
Foto: Marcelo OdorizziFoto: Divulgação
Por 17 anos, a Notre animou a vida noturna de Jaraguá do Sul. O lugar era destino garantido dos jovens que não dispensavam uma boa festa no fim de semana. O palco do clube localizado no memorável prédio da rua Emílio Carlos Jourdan recebeu nomes como O Rappa, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão, Cidade Negra e Capital Inicial.
A Notre também produziu shows que ficaram marcados na história, como a vinda dos Mamonas Assassinas em 1995, que foi realizada no Estádio João Marcatto para dar conta do público.
Big Bowlling
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Foto: Max Pires e Thiago Markiewicz
Também direto do túnel do tempo está outra balada que animava a noite jaraguaense, com fotos também clicadas por Max Pires e Thiago Markiewicz. O Big Bowlling era point de encontro de todos os jovens da região, muito lembrado até os dias de hoje.
Supermercado e Shopping Breithaupt
Foto: Acervo família Breithaupt
Foto: Acervo família Breithaupt
Foto: Acervo família Breithaupt
O Supermercado Breithaupt é um grande sinônimo de nostalgia para muitos jaraguaenses. Inaugurado em 1986, tinha uma famosa lanchonete, localizada na entrada do estabelecimento. Com um grande balcão e banquetas redondas em linha, o local foi criado para atender os viajantes da estação.
O prédio que abrigava o supermercado foi demolido em 1998 e no terreno foi construído o Shopping Breithaupt, inaugurado em 1999 e até hoje considerado um grande símbolo jaraguaense. Após a ampliação do prédio, o empreendimento passou a ser chamado de Jaraguá do Sul Park Shopping.
Sorvetão
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
A sorveteria mais queridinha de Jaraguá do Sul nos anos 90! Muitas pessoas lembram com água na boca das delícias degustadas neste lugar, além do ambiente charmoso e aconchegante. Os sorvetes eram a especialidade, mas o cardápio de sucos não deixava a desejar, com 30 combinações diferentes e fresquinhas, como mamolanja, moraxi e laranxi.
No bufê de sorvetes tinham os tradicionais creme, morango e chocolate, que saíam mais, além de sabores como marta rocha, chocolate branco, cereja, maracujá e uva feito com a fruta natural. Mas o cardápio do Sorvetão ia além, com uma série de taças especiais de sorvete, como banana split, sundae e colegial. Todas eram servidas na hora, com enfeites, cobertura, cereja e tubetes.
Também vendiam torta de sorvete, panetone recheado com sorvete, sanduíche de sorvete e sorvete frito, além de uma enorme vitrine de salgados, com um beirute lembrado até hoje pelos consumidores.
Eventos da Praça Ângelo Piazera
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Shows de artistas como Jair Rodrigues, Família Lima, John Bala Jones e Dazaranha ficaram marcados na memória de muitos jaraguaenses que frequentavam a Praça Ângelo Piazera. Projetos como o da música eletrônica aos domingos também traziam vida para o local, além do festival Eco Radical ou o Motogiro, um dos mais importantes encontros de motociclismo do Brasil, que também teve início na praça Ângelo Piazera.
Hoje, a praça ainda é palco de diversos eventos culturais, que infelizmente não reúnem um público tão grande como anteriormente, mas a menor presença de pessoas não diminui a importância da praça. Existe um espaço reservado para que os jaraguaenses possam se expressar através do teatro, do esporte, da dança ou da música.
Motogiro
Foto: Associação Motogiro Clube de Motociclismo
Associação Motogiro Clube de Motociclismo
Em 1991 acontecia o primeiro encontro de motociclistas de Jaraguá do Sul, realizado pelo recém fundado Motogiro (Associação Motogiro Clube de Motociclismo), que é hoje uma referência para os clubes de motociclistas que anualmente reúnem-se em Jaraguá do Sul para confraternizar.
O clube foi fundado em 1989 em Jaraguá do Sul com a finalidade de reunir os adeptos e então sócios para semanalmente trocarem ideias sobre uma paixão comum: motos, em especial as de alta velocidade.
Vale lembrar: quem apareceu em alguma imagem publicada aqui e não se sentiu à vontade, manda uma mensagem solicitando, que deletamos a foto na hora!