Celebrado em 30 de janeiro, o Dia da Saudade serve para recordar a memória das pessoas que já partiram, dos tempos bons que já passaram e das lembranças da infância e juventude. Quem viveu a vida toda em Jaraguá do Sul nunca deixa de lembrar bons momentos vividos na região, em estabelecimentos que antes eram muito frequentados e hoje não existem mais. O Por Acaso perguntou aos jaraguaenses os lugares que mais deixaram saudades e eram muito badalados em tempos mais antigos. Veja alguns:
Mares do Sul
A festa é considerada um dos eventos mais “hula-hula” da história de Jaraguá do Sul e entra para a lista de saudades de muita gente. Acontecia no Clube Atlético Baependi e por anos foi uma das festas mais famosas da cidade, muito esperada pelos jovens da época. Quem registrava os cliques eram os jovens Max Pires e Thiago Markiewicz.
Gargamel Lanches
Esse era um dos lugares mais frequentados pela galera na década de 90, ponto de encontro dos jovens para conversar e fazer um lanche.
Notre Dame
Por 17 anos, a Notre animou a vida noturna de Jaraguá do Sul. O lugar era destino garantido dos jovens que não dispensavam uma boa festa no fim de semana. O palco do clube localizado no memorável prédio da rua Emílio Carlos Jourdan recebeu nomes como O Rappa, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão, Cidade Negra e Capital Inicial.
A Notre também produziu shows que ficaram marcados na história, como a vinda dos Mamonas Assassinas em 1995, que foi realizada no Estádio João Marcatto para dar conta do público.
Big Bowlling
Também direto do túnel do tempo está outra balada que animava a noite jaraguaense, com fotos também clicadas por Max Pires e Thiago Markiewicz. O Big Bowlling era point de encontro de todos os jovens da região, muito lembrado até os dias de hoje.
Supermercado e Shopping Breithaupt
O Supermercado Breithaupt é um grande sinônimo de nostalgia para muitos jaraguaenses. Inaugurado em 1986, tinha uma famosa lanchonete, localizada na entrada do estabelecimento. Com um grande balcão e banquetas redondas em linha, o local foi criado para atender os viajantes da estação.
O prédio que abrigava o supermercado foi demolido em 1998 e no terreno foi construído o Shopping Breithaupt, inaugurado em 1999 e até hoje considerado um grande símbolo jaraguaense. Após a ampliação do prédio, o empreendimento passou a ser chamado de Jaraguá do Sul Park Shopping.
Sorvetão
A sorveteria mais queridinha de Jaraguá do Sul nos anos 90! Muitas pessoas lembram com água na boca das delícias degustadas neste lugar, além do ambiente charmoso e aconchegante. Os sorvetes eram a especialidade, mas o cardápio de sucos não deixava a desejar, com 30 combinações diferentes e fresquinhas, como mamolanja, moraxi e laranxi.
No bufê de sorvetes tinham os tradicionais creme, morango e chocolate, que saíam mais, além de sabores como marta rocha, chocolate branco, cereja, maracujá e uva feito com a fruta natural. Mas o cardápio do Sorvetão ia além, com uma série de taças especiais de sorvete, como banana split, sundae e colegial. Todas eram servidas na hora, com enfeites, cobertura, cereja e tubetes.
Também vendiam torta de sorvete, panetone recheado com sorvete, sanduíche de sorvete e sorvete frito, além de uma enorme vitrine de salgados, com um beirute lembrado até hoje pelos consumidores.
Eventos da Praça Ângelo Piazera
Shows de artistas como Jair Rodrigues, Família Lima, John Bala Jones e Dazaranha ficaram marcados na memória de muitos jaraguaenses que frequentavam a Praça Ângelo Piazera. Projetos como o da música eletrônica aos domingos também traziam vida para o local, além do festival Eco Radical ou o Motogiro, um dos mais importantes encontros de motociclismo do Brasil, que também teve início na praça Ângelo Piazera.
Hoje, a praça ainda é palco de diversos eventos culturais, que infelizmente não reúnem um público tão grande como anteriormente, mas a menor presença de pessoas não diminui a importância da praça. Existe um espaço reservado para que os jaraguaenses possam se expressar através do teatro, do esporte, da dança ou da música.
Motogiro
Em 1991 acontecia o primeiro encontro de motociclistas de Jaraguá do Sul, realizado pelo recém fundado Motogiro (Associação Motogiro Clube de Motociclismo), que é hoje uma referência para os clubes de motociclistas que anualmente reúnem-se em Jaraguá do Sul para confraternizar.
O clube foi fundado em 1989 em Jaraguá do Sul com a finalidade de reunir os adeptos e então sócios para semanalmente trocarem ideias sobre uma paixão comum: motos, em especial as de alta velocidade.
Vale lembrar: quem apareceu em alguma imagem publicada aqui e não se sentiu à vontade, manda uma mensagem solicitando, que deletamos a foto na hora!