Por: Sistema Por Acaso | 09/01/2015

O Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, ou IERS, na sigla em inglês, afirmou na última terça (6) que por conta da rotação do planeta estar um pouco mais lenta 2015 terá um segundo a mais, e isso poderá desestabilizar toda a internet.

De acordo com as informações do Techie News, o IERS, organização responsável por manter padrões de referência e tempo no mundo todo, divulgou que o dia 30 de junho será um segundo mais longo. Apesar de parecer uma quantidade ínfima, essa diferença poderá fazer com que relógios de computadores e sistemas de todos os países fiquem “confusos”.

A situação não é inusitada: desde 1972, isso já aconteceu 25 vezes

A situação não é inusitada: desde 1972, isso já aconteceu 25 vezes

Dessa vez, o problema é um pouco maior porque a cada ano que se passa são mais redes e computadores conectados. Se um grupo de computadores não conseguir atualizar automaticamente, toda a rede pode ser prejudicada, inclusive em relação à internet.

O Google já anunciou que começou a adaptar os seus sistemas para este um segundo a mais, e outras grandes companhias de tecnologia e internet devem fazer o mesmo. Entretanto, mesmo com as precauções, a última vez que isso ocorreu, em 2012, vários sites ficaram horas fora do ar.

A IERS recomenda que os governos deem alertas aos servidores dos países para que eles se adequem a novidade de 2015. De qualquer maneira, teremos que esperar até o meio do ano para conferir se tudo continuará normal.

Fonte.