Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

Hoje é lembrado o aniversário de 51 anos do Golpe Militar de 1964 no Brasil. Comentando o fato, segue repostagem de artigo originalmente publicado dia 11 de março de 2015.

—–
A ideia desse post não é defender partido X ou Y, nem tampouco expôr minha opinião quanto política que, confesso, é indefinida e bem limitada – nas últimas eleições votei no Eduardo Jorge ( ͡° ͜ʖ ͡°).

O que quero aqui realmente é informar a galera sobre como funcionava essa ditadura e, se é algo tão bom, o porquê dela ter sido trocada pela DEMOCRACIA.

ditadura-militar-brasil1

Não há como esconder a zona que se encontra esse país… Acredito que até mesmo quem contribuiu com a permanência do atual comando concorde com isso, mas preferiu mantê-lo por achar que uma mudança seria pior.

Tenho 23 anos, nasci em 1991, 6 anos após a queda da ditadura no Brasil – que durou de 1964 a 1985 – portanto, não acompanhei nem vivi os reflexos disso. Como tive que fazer um trampo de pesquisa antes de escrever isso aqui, sua contribuição nos comentários quanto qualquer ponto é mais do que bem recebida.

– A Ditadura censura

A Ditadura teve momentos tensos e ~brandos~ enquanto durou, mas pelo que percebi, durante todo esse período uma característica muito marcante dessa forma de governar é a censura aos meios de comunicação que, antes de publicar qualquer coisa, precisavam de uma aprovação prévia dos comandantes do país na época. Logo, muito provavelmente esse post que você está lendo não existiria.

Mas isso não era exclusivo dos meios de comunicação. Músicos, poetas e ideologistas também tinham seu trabalho censurado pelo governo diversas vezes, como na foto abaixo onde as músicas “Cálice” e “Bolsa de Amores” de Chico Buarque foram proibidas de serem gravadas pelo músico:

4Teen-nao-volta-ditadura-militar-censura-bolsa-de-amores-calice

 

– A roubalheira pode continuar, talvez até maior

Aí um dos pontos defendidos pela turma do “volta ditadura” é que naquela época não havia corrupção, escândalos e toda essa roubalheira… Mas caras, se a imprensa era censurada e não poderia falar o que sabia e pensava. Como pode haver tanta certeza nisso?   ¯\_(ツ)_/¯

Acredito que uma censura tão forte e atuante, impediria a criação de mecanismos de transparência e combate à corrupção. Tanto no governo, quanto na sociedade.

– Militares não manjaram de economia

Outro ponto bastante citado é o do chamado “milagre econômico“, a indústria se desenvolveu demais e o PIB cresceu consideravelmente. Mas, e a inflação em 270% no ano de 1985 não conta? E toda a dívida externa – que continua como uma bola de neve até hoje – criada na época? Vale dizer que, embora a economia tenha crescido consideravelmente, não houve distribuição de renda e, portanto, aumentou ainda mais as desigualdades sociais no país com o aumento da concentração de renda nas mãos dos mais ricos.

Uma expressão que encontrei em um dos sites que li dizia:

“É preciso fazer o bolo crescer pra depois repartir”

Tem nego esperando o primeiro pedaço até hoje…

4Teen-nao-volta-ditadura-militar-abaixo

– Você pode sumir

Mais um fato bem peculiar desse governo era a mágica do desaparecimento das pessoas. Quem era contra a ditadura era preso pelo simples fato de D I S C O R D A R… E ainda sofria duras consequências como tortura, morte e chantagem.

Segundo dados do autor Anthony Pereira, no livro “Ditadura e Repressão”, 25 mil pessoas foram presas por motivos políticos, dez mil tiveram que fugir do país, enquanto 356 foram oficialmente mortas ou ainda estão ~desaparecidas~.

Caras, sinceramente. EU não to afim disso aí de volta não.

– Atualmente, não há nada melhor que a democracia

Obviamente o buraco é muito mais embaixo e todas essas informações que dei podem ser superficiais demais, por isso repito, o espaço nos comentários está aberto para quem queira defender o contrário, sem sombra de dúvidas.

Mas a batalha foi tanta para vivermos numa DEMOCRACIA que, não vejo motivos para mudarmos disso.

A democracia segundo o dicionário é: um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.

Leram bem? Vou repetir: a democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o POVO, que elegem seus representantes por meio do voto.

A Dilma ganhou. Talá porquê? Por que teve a maioria dos votos nas eleições do ano passado. Tivemos a chance de mudar e não mudamos.

Tá fazendo merda? DEMAIS! Precisa mudar? Acredito que sim! Não quero mais pagar R$3,40 no litro de gasolina, ver aumento de impostos diários e acompanhar de braços cruzados toda a roubalheira que somos vítimas.

Mas entendam que, mudar o comando do regime político que vivemos é, totalmente diferente de mudar o regime político em que vivemos.

Acho lindo e necessário irmos para as ruas, dar voz – além da internet, para que tá chato cara – ao que pensamos e acreditamos. Isso é democracia. Termos o direito de expôr nossas ideias contrárias e brigar por elas mas no fim, o todo é quem decide.

Mas procurar se informar um pouco e, ter argumentos para defender a bandeira que levanta, é no mínimo: essencial

Essa publicação me lembrou um vídeo que assisti ainda no primeiro ano de faculdade e, resume mais ou menos o que eu penso quanto a essa ideia de “volta ditadura”:

¯\_(ツ)_/¯