Por: Cláudio Costa | 3 anos atrás

Se você viaja frequentemente de avião, sabe que infelizmente tem que desligar o celular no momento em que os procedimentos de decolagem são iniciados. Pois é, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou pela primeira vez uma empresa aérea a ampliar o uso de aparelhos celulares, tablets durante todo o voo. Agora, os passageiros da Gol Linhas Aéreas não precisarão desligar seus aparelhos em nenhum momento da viagem, mas os equipamentos deverão estar no “modo avião”.

Antes, não se podia usar os aparelhos nos momentos de deslocamento por terra, nos de decolagem, aproximação e pouso. A autorização agora vale tanto para os momentos em que o avião estiver estacionado, quanto nos momentos de deslocamento por terra até a pista, decolagem, subida, cruzeiro, descida, aproximação, pouso e deslocamento até a área de desembarque.

Isso tudo significa que você vai poder utilizar tablets, leitores de livros digitais, smartphones, tocadores de mp3 e videogames, inclusive durante decolagens e aterrissagens – desde que ele esteja em “modo avião”- ou seja, operam com wi-fi e Bluetooth e a troca de dados desativados. A exceção fica apenas para notebooks e DVD players portáteis. Eles não cabem no bolsão localizado na parte de trás do assento a frente e podem representar risco para o passageiros durante uma turbulência.

Segundo a Gol, esses equipamentos podem ser colocados no compartimento de bagagem acima dos assentos ou acomodados dentro de uma mochila abaixo do assento, pois quando soltos, podem apresentar risco de ferimentos devido ao seu tamanho e peso, caso uma turbulência venha a ocorrer. Esses equipamentos poderão ser usados após a decolagem e antes do pouso em “modo avião” ou de acordo com as instruções dadas pela tripulação.

O uso de transferência de dados e ligações serão permitidos enquanto a aeronave estiver estacionada, e logo após o pouso, enquanto ela se desloca ao ponto de parada para o desembarque. “A experiência do voo fica mais descomplicada e agradável, evitando a necessidade de desligar os aparelhos, e possibilitando que o passageiro não interrompa integralmente suas atividades”, informou, por meio de nota, o diretor executivo de operações da Gol, Sergio Quito.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Gol também realizou um levantamento de dez perguntas frequentes. Confira:

Que atividades eram proibidas, que agora eu posso realizar?

Antes, aparelhos eletrônicos eram desligados do fechamento de portas até a permissão de desatar cintos, e do início do procedimento de pouso até o desembarque da aeronave. Agora, você pode deixar seus aparelhos ligados o tempo todo, contanto que estejam em modo avião ou equivalente, com suas funções wireless e Bluetooth desativadas. Com essa nova política, você pode ler um liviro eletrônico, jogar games off-line, assistir vídeos e ouvir músicas que estão em seus aparelhos durante todas as fases do voo. Antes da decolagem, quando as portas estiverem abertas e após o pouso, fazer ligações e transmitir mensagens SMS e e-mails também está permitido.

Quais equipamentos eletrônicos eu posso utilizar durante todas as fases do voo?

Equipamentos eletrônicos de uso comum, como telefones celulares, tablets, tocadores de mp3, e-readers, etc… Equipamentos para a transmissão de dados ou voz só poderão ser usados enquanto a porta de embarque estiver aberta e após o pouso, durante o percurso em solo até o portão de desembarque, conforme a orientação da tripulação. Nas demais fases, deverão estar em modo avião e aqueles que não possuem esta função deverão estar com o wi-fi e Bluetooth desativados.

Existe algum cuidado especial no uso desses equipamentos, no pouso e na decolagem do avião?

Após o fechamento de portas, durante a movimentação da aeronave em solo, durante a decolagem e durante o pouso, os equipamentos devem estar seguros para que se reduza o risco de ferimentos aos passageiros, no caso de uma turbulência severa, colisões ou evacuações de emergência.

Equipamentos pequenos (menores que um tablet) devem estar seguros junto ao corpo (não podem estar soltos no assento) ou dentro do bolsão do assento à sua frente, sem bloquear a saida de emergência ou corredor.

Equipamentos grandes (que não couberem no bolsão do assento à frente) devem ser acomodados nos compartimentos superiores ou abaixo do assento de forma segura, sem bloquear a saída de emergência ou corredor.​

Quais aparelhos eletrônicos ainda não podem ser utilizados?

Ainda continua proibido o uso dos seguintes equipamentos eletrônicos:

  • Transmissores de AM / FM e receptores (incluindo televisores e rádios);​
  • Equipamentos de controle remoto (de propriedade do cliente);
  • Equipamentos Eletrônicos que simulam o fumo (cigarro eletrônico, cachimbo eletrônico e charuto eletrônico);
  • Mouse sem fio;​
  • Brinquedos controlados por rádio;
  • Receptores/Scanner VHF;​
  • Equipamentos de comunicação de duas vias (a menos que a função de transmissão seja desativada), transmissores​ amadores, rádios bidirecionais ou walkie-talkies.

Durante pousos e decolagens não me permitem utilizar meu notebook? Por quê?

​Esses equipamentos, assim como DVD players portáteis que não cabem no bolsão do assento à sua frente, devem, durante a decolagem e o pouso, ser colocados no compartimento de bagagem acima ou acomodados dentro de uma mochila abaixo de seu banco. Isso porque, quando solto, o equipamento pode apresentar risco de ferimentos devido ao seu tamanho e peso em caso de turbulência severa, colisões ou evacuações de emergência. Notebooks podem ser usados em “modo avião” após a decolagem e antes do pouso de acordo com as instruções dadas pela tripulação.

Por que não posso usar o serviço celular durante o deslocamento do avião entre o portão de embarque a decolagem?

​Por segurança, a GOL não permite o uso de telefones celulares do deslocamento do avião entre o portão de embarque e a decolagem porque é um momento em que os comissários de voo precisam preparar tudo para a partida, conduzindo as demonstrações de segurança sem interrupções. O uso de celulares só pode acontecer enquanto as portas da aeronave estiverem abertas, antes da decolagem ou após o pouso, conforme instrução da tripulação de cabine.

Quando posso fazer chamadas telefônicas ou enviar e receber mensagens de texto e e-mails?

​Ligações telefônicas, envio de mensagens SMS ou e-mails podem acontecer em dois momentos:

​Antes da decolagem: somente enquanto a porta de embarque estiver aberta.

​Após o pouso: conforme instrução da tripulação, durante o percurso em solo até o portão de desembarque.

Em qualquer outro momento, as funções de transmissão de dados e emissão de radiação eletromagnética (wireless e Bluetooth) do seu aparelho multifuncional devem ser desligadas através da opção “modo avião” ou similares.

Como os comissários de voo saberão que meu equipamento está em modo avião?

​Após a finalização do embarque e na iminência do fechamento de portas, os comissários farão anúncios solicitando que os dispositivos eletrônicos sejam colocados em “modo avião”. Após os anúncios, circularão pela cabine de passageiros procedendo à verificação visual para confirmar se as instruções foram seguidas. Todas as instruções fornecidas pelos comissários devem ser seguidas para garantir a sua segurança e dos demais passageiros.

Para usar meus aparelhos sonoros, preciso usar fones de ouvido?

​Passageiros usando equipamentos que gerem áudio serão incentivados a usar fones de ouvido para que os demais ao redor não sejam incomodados, com exceção de pousos e decolagens, onde a utilização desse acessório é proibida.

O que é “modo avião”?

​Modo avião é o estado em que o aparelho eletrônico permanece desabilitado a transmitir intencionalmente sinais de radiofrequência, como chamadas telefônicas, comunicação de dados, wi-fi, Bluetooth, etc. Quando não há esta opção no aparelho utilizado, deve-se desabilitar as funções de wi-fi e Bluetooth.

banner-cosmos