Por: Isah Sanson | 7 anos atrás

A jovem Helena Carolina Rengel Koch, que cursou todo o ensino médio na unidade do SENAI em Jaraguá do Sul, conseguiu a maior pontuação entre os aprovados no vestibular 2012 para o curso Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. Agora, na graduação, a estudante espera desenvolver ainda mais os conhecimentos adquiridos e que ajudaram a conquistar menção honrosa na Olimpíada de Matemática de 2011.

Filha de professora de matemática (que já trabalhou no SENAI), Helena diz ter desenvolvido o gosto pela disciplina por iniciativa própria. “Gosto da matéria por ser algo com conclusões exatas e definitivas. De se deparar com um desafio e, ao final, dar certo”, conta a estudante de 17 anos. “Minha mãe diz que eu tenho um modo de pensar muito lógico, mas diferente. Tanto é que eu costumo encontrar maneiras alternativas de chegar a um resultado”, afirma.

Seu segredo para conseguir boas notas em matemática, segundo ela, está relacionado mais a entender as fórmulas do que decorá-las. Sem deixar de lado o papel dos professores, Helena afirma que também é preciso que o aluno estude sozinho e faça sua parte. “Eu costumava responder a todos os exercícios da lista e depois tentava tirar todas as dúvidas com o professor”, diz.
Além de estudar matemática, Helena também tem satisfação em ensinar e ajudar alguém a resolver um problema. Por isso, pretende seguir na licenciatura em matemática, que forma profissionais para o exercício da docência. Mas a ex-aluna do SENAI em Jaraguá do Sul não descarta também fazer o bacharelado, formação que , segundo ela, tem oportunidades de trabalho em instituições financeiras e indústrias.

Via FiescNet