Por: João Marcos | 12/04/2013

A Defesa Civil de Santa Catarina, através do serviço de monitoramento meteorológico Ciram/Epagri emitiu alerta de temporais e de geada neste final de semana. Para esta sexta-feira a previsão é de tempo instável e chuva no Estado, com intensidade forte e temporais com vento forte em algumas cidades devido ao avanço de uma frente fria.

Do Oeste ao Litoral Sul, a previsão é de acumulados de chuva de 70 a 100mm em média nas próximas 24 horas, com risco de alagamentos.

Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte a chuva mais volumosa ocorre entre a tarde desta sexta e o início do sábado, com acumulados de 60 a 80mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Há risco de alagamentos e deslizamentos principalmente nas áreas mais atingidas pelas chuvas nos últimos dias.
No decorrer do sábado a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer no Estado com a chegada de uma massa de ar seco e frio, que declina a temperatura e provoca rajadas fortes de vento sul de 60 a 80km/h especialmente no Planalto Sul e Litoral.

Frio e geada – As temperaturas estarão mais baixas nas madrugadas de domingo e início da semana, com temperatura mínima próxima de zero graus centígrados (0°C) nas áreas altas do Planalto Sul, com condições de geada, que pode acorrer também de forma isolada no Meio Oeste e Planalto Norte.