Por: João Marcos | 08/01/2015

Ainda estudando os prejuízos da ventania que atingiu a região entre os dias 29 e 30 de dezembro, moradores de Jaraguá do Sul recebem com preocupação o aviso de novos temporais com chance de rajadas de vento para quinta-feira e sexta-feira. O alerta é da Defesa Civil estadual com dados da Epagri/Ciram, que alerta para acumulados de precipitação de até 100mm em 48 horas, por causa da chegada de uma frente fria ao Estado.

Capture

“Estamos em nível de atenção, que pode virar alerta, devido à previsão de chuvas fortes para a região Norte, principalmente por causa dos riscos de pontos de alagamento e pequenos deslizamentos” destaca o diretor de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Maicon Leandro da Costa.

Apesar de a previsão do tempo ser apenas para os próximos 15 dias, meteorologistas da Epagri/Ciram indicam que a tendência para o mês de janeiro é de muito calor e chuvas frequentes. Uma massa de ar quente e úmido age em Santa Catarina, mantendo as temperaturas altas, assim como a precipitação. Segundo o meteorologista Erikson de Oliveira, a tendência é de pancadas fortes, com vento intenso e até queda de granizo. Descargas elétricas também são comuns nessas condições, exigindo atenção da população.

Apenas em fevereiro há tendência de que o volume de chuvas baixe, voltando às médias normais do mês. O calor também deve amenizar, apesar de as temperaturas ainda serem altas.

“Janeiro será marcado pelo calor. E uma característica do nosso verão é a de ter muitas chuvas” afirma o meteorologista.

Como vai ficar o tempo

Quinta-feira: a temperatura deve chegar aos 32 graus, com chance de chuva à tarde e à noite. São esperadas rajadas de vento de até 45 Km/h.
Sexta-feira: a máxima deve chegar a 32 graus, com chuva no final do dia. A força dos ventos pode superar os 30 km/h e possibilidade de descargas elétricas.
Sábado: muita nebulosidade e chuva, com ventos de 25 Km/h.

Via