Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Notícia com prioridade pra quem tem propriedades no litoral! Segue release enviado pela Defesa Civil:

As condições de tempo e mar seguem adversas no Litoral de SC, com pancadas de chuva na faixa litorânea devido a um ciclone subtropical em formação no oceano nos próximos dias.  Entre terça e quarta-feira, o vento do quadrante sul fica persistente e mais intenso, gera ondas altas (até 3.0 m junto à costa) provocando ressaca e favorecendo o surgimento alagamentos em áreas costeiras de SC. Segundo a lista oficial da Marinha do Brasil o ciclone será chamado de Cari. Este não é o primeiro do ano, em fevereiro tivemos o Bapo.

Recomenda-se mais atenção em locais que nessas condições geralmente registram alagamentos, como a Rodovia Diomício Freitas (acesso ao Aeroporto Internacional da Capital), Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Barra Velha, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Laguna, Araranguá dentre outros.

Embora os picos de maré alta vão diminuindo ao longo do tempo, o aumento na altura de onda, o empilhamento da água do mar na costa, devido ao vento de Sudeste a Sul, tendem a represar a água, dificultando o escoamento para o oceano e podendo prolongar o período de alagamentos nas regiões mais baixas da costa.

Os horários mais prováveis dos alagamentos para a região costeira de Santa Catarina devem coincidir com os picos de maré astronômica:

mare