Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

cemadem

Mantém-se o alerta de risco ALTO de MOVIMENTOS DE MASSA para o município de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. As áreas de risco de deslizamentos no município caracterizam-se por padrão de ocupação mista em encostas de declive acentuado, com histórico de movimentos de massa, envolvendo inclusive rolamento de blocos. Diante dos elevados acumulados de precipitação, associado à previsão de chuva com possibilidade de pancadas, agravam a situação local resultando em possibilidade alta de movimentos de massa. Neste cenário pode ocorrer um número significativo de deslizamentos induzidos e deslizamentos esparsos em encostas naturais.

Recomenda-se atenção às áreas de risco mapeadas, sobretudo às áreas com ausência de drenagem e lançamento de águas servidas no terreno, como João Firmino, Rua das Flores, RI.03, RI.118, Antonio Pedri, Carla Rubia, Rua 735 e Valdemar Rau. Estima-se que cerca de 6.125 moradias e 25.480 pessoas estão expostas ao risco de movimentos de massa no município (CPRM, 2011).

A precipitação acumulada registrada nas estações do Cemaden localizadas em municípios vizinhos
apresenta valores superiores a 100mm nas últimas 24 horas. Neste momento, conforme imagem instantânea do radar Morro da Igreja, chove no município alertado.

O monitoramento e os alertas do Cemaden utilizam as seguintes fontes de informação: ANA, CEMADEN, INMET, IBGE, INPE, DECEA, CPRM, DRM, INEA, IPMET, AlertaRio, CEMIG, IGAM SIMEPAR, FUNCEME, EPAGRI, INCAPER, IPT, CENAD, CIIAGRO, CTH, USP, IG, UFAL/SIRMAL, ITEP, APAC, CGE, SAISP.