Por: Ricardo Daniel Treis | 6 anos atrás

O dia 02 de julho é uma data muito comemorada entre os defensores de animais da região. Exatamente há 6 anos, neste dia nascia a AJAPRA – Associação Jaraguaense Protetora dos Animais.

A ONG que já conquistou seu título de Utilidade Pública com base na Lei Ordinária Municipal nº 4804/2007, é mantida graças ao trabalho de um pequeno grupo de voluntários que é incansável na luta pela defesa e o bem estar animal. Todas as ações da AJAPRA são realizadas por voluntários que abdicam da maior parte de seu tempo livre com a família para se dedicar a conscientizacao e educacao da comunidade em favor dos animais

A AJAPRA não tem abrigo e não somos favoráveis a ele, pois temos fartos exemplos de abrigos que acabaram virando “depósitos de animais”. EDUCAÇAO É A UNICA SOLUÇÃO!

Embora tenhamos uma estrutura pequena e poucos voluntários, nosso trabalho é realizado com muita dedicação, empenho e amor, pois sabemos da importância de cada resgate, cada adoção. Mesmo sem abrigo e sem foco no recolhimento de animais, a AJAPRA intermediou mais de 400 adoções nestes 6 anos de existência, através da criação de lares temporários – onde pessoas da comunidade abrigam o animal por determinado tempo até que consigamos uam familia definitiva.

Temos consciência também da transformação que podemos promover nestas vidas com o trabalho de Educação e Conscientização para o Bem Estar Animal que fazemos através de palestras em escolas, peças de teatro, eventos comunitários, enfim… em cada lugar que estamos, levamos a mensagem de que:

– todo animal tem direito a liberdade e exercício. Se houver a necessidade de limitar este liberdade, fazê-lo a um cabo de aproximadamente 10 m, que lhe permita alguma mobilidade;
– todo animal tem direito a água fresca e limpa SEMPRE;
– todo animal tem direito a comida de qualidade. De preferencia ração, com pelo menos 18% de proteina;
– quantidade de ração não é sinônimo de qualidade na alimentação, informe-se.
– todo animal precisa de abrigo do sol, da chuva e do frio.
– todo animal tem direito a receber as vacinas anuais que lhe protegem de doenças mortais e que trazem muito sofrimento (sinomose, parvovirose, raiva, e outras – informe-se)
– todo animal tem direito a tratamento veterinário , em caso de doenças;
– todo animal deve ser protegido e bem cuidado especialmente em sua velhice.

O abandono é o verdadeiro responsável pela população de animais de rua nas cidades. Assim como dos atropelamentos nas vias públicas, doenças que se propagam… fome e dor. Mas, os maus tratos a que alguns animais são submetidos é o que mais nos causa revolta e indignação. Nos deparamos com situações em que, apesar da tristeza e dor do abandono, chegamos a desejar que aquele animal tivesse tido a chance de fugir daquele lugar de horror e sofrimento.

Seja um voluntário , ASSOCIE-SE através do site www.ajapra.org.br.
Venha conosco abraçar esta causa que deveria ser de todos.

QUEM AMA CUIDA OU AJUDA A CUIDAR!
Todo animal sente frio, fome, sede, dor ou tristeza, como qualquer outro ser vivo.