Por: João Marcos | 5 anos atrás

AI = Harmonia // KI = Energia // DO = Caminho

Com o trabalho de resgatar nas pessoas os valores perdidos no dia a dia, como altruísmo, paz, respeito, postura e trabalho em grupo, essa arte marcial diferente das outras, prima pela ausência de competição entre os praticantes. O confronto do AIKIDO é da pessoa com ela mesma, buscando a cada momento sua própria evolução.

Essa arte marcial originária do Japão, foi criada por volta de 1942 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que nela concentrou toda a essência do conjunto das artes marciais japonesas. Mestre Ueshiba dedicou-se também aos estudos religiosos, buscando coordenar a perfeição das atividades conjuntas do corpo e da mente, proporcionando harmonia do individuo como um todo no universo.

Em Jaraguá do sul o Aikido existe há nove anos, foi trazido pelo Sensei Marcos Tavares (faixa preta 3º grau) por  intermédio de Paulo Quintaes e sua esposa Cristina, que conheciam a técnica do Instituto Tachibana de Aikido de Joinville.

Atualmente quem está à frente como instrutor é o Sensei Marcio Maestri, Faixa Preta 2º grau.

É do sensei e alunos que recebemos convite para repassar aos leitores para uma aula experimental em seu Dojo.

O Aikido não faz restrições  quanto experiência, idade, faixa etária, sexo ou condição física. Qualquer pessoa pode praticar, as únicas exigências são disciplina e seu Dogi (o quimono branco) – para a aula experimental pode-se ir com calça de agasalho e camisa de malha.

Se você é iniciante isso não importa, a ideia da arte é evoluir em conjunto. Desde os mais novos até os mais experientes todos treinam juntos, visando o crescimento do grupo como um todo – diferente de outras artes marciais onde destaca-se o indivíduo.

TREINOS
Terça-feira: crianças das 18:15hs às 19:00hs / adultos das 19:15hs às 20:30hs
Quartas e Sextas: 18:15hs às 19:30hs e 19:40 às 20:55

O Dojo de Jaraguá do Sul fica na Rua Walter Marquardt, nº 835, no SESI do Rio Molha. Atualmente o sensei conta com 16 alunos.

Para maiores informações você pode ligar no telefone (47) 8405 6463 ou então no 3276 3083.


Curiosidade: o ator Steven Seagal também é um praticante dessa arte. Ele foi o primeiro estrangeiro a dar aulas de AIKIDO no Japão. Ele é faixa preta 7º grau. Confiram o vídeo com ele dando uma aula a Anderson Silva.