Por: André Marques | 3 anos atrás

Não é segredo pra ninguém que a melhor característica do aplicativo é o anonimato, pelo menos é no que os praticantes do cyberbullying acreditam. Aqui mesmo, em Jaraguá do Sul, houve confusão por conta de mensagens maldosas a alunos de escolas da cidade, o que levou algumas a notificar os pais de seus alunos, alertando-os sobre esse app depois que um aluno ameaçou se suicidar.

secret-app-jaraguá-do-sul

Tendo em vista o dano que o Secret vinha causando ao país, o governo ameaçou proibir o aplicativo no país, mas a desenvolvedora quer dar um jeito nisso. A intenção original por trás de sua criação era boa, mas como é de nossa cultura dar um ‘jeitinho brasileiro’ para as coisas, tornou-se uma poderosa plataforma de cyberbullying.

[…]

Veja também:

Os segredos mais engraçados e estranhos do Secret

Veja no que o secret se transformou

[…]

Para mostrar que não está de brincadeira, o Secret chegou batendo forte no combate ao bullying: vai postar alguma coisa ruim sobre alguém? Fique a vontade, mas se colocar o nome, nada feito. É permitido falar o que quiser, mas a partir do momento que um nome aparecer na mensagem, ela não será enviada. Os espertinhos provavelmente vão tentar postar usando abreviaturas, – o que é possível – mas também é possível denunciar a mensagem. Mesmo que não seja um método 100% eficaz, casos mais extremos sofrerão uma boa redução.

secret-nomes-2

 

Outra coisa, ninguém quer ter reputação de tirano por aqui, então, quando o app detecta que você pode estar prestes a postar algo ofensivo, ele te dá um aviso para que possa pensar duas vezes no que está fazendo. Então, se por acaso você acabar ‘tomando ban’ ou algo assim, não adianta ficar chorando pelos cantos, fechado?

Caso você queira postar imagens, tire a foto na hora ou pegue do Flickr. Se vingar de alguém postando fotos não vai mais ser uma opção, uma vez que o Flickr também controla o conteúdo postado por lá.

secret-imagem-flickr

Em minha singela opinião, demorou. Levou tempo demais para que esse tipo de medida fosse tomada, já deveriam ter ‘nascido’ com o aplicativo. Assim que eu soube do Secret e de como ele funcionava, também soube que era uma questão de tempo para que se tornasse o ‘monstro’ que conhecemos hoje.

Mas é como dizem: ‘antes tarde do que nunca’, não é? As mensagens pacíficas podem voltar. Ainda acredito que vou encontrar o amor da minha vida lendo uma indireta romântica no app. #sóquenão

via Gizmodo