Por: João Marcos | 3 anos atrás

Em menos de dois meses, a lei que proíbe o uso de aparelho sonoro ou musical no interior dos veículos do sistema de transporte coletivo entra em vigor em Joinville. A lei 7941/2014 foi sancionada pelo prefeito Udo Döhler e publicada no início deste mês e publicada. Com isso, passa a valer em 60 dias. Essa é uma das mais de 200 leis criadas em 2014 pela Câmara de Vereadores de Joinville.

busao_reproducao

Pela lei, as empresas devem fazer campanhas educativas divulgando a medida e fixar avisos proibitivos nos ônibus com a seguinte mensagem: “É proibido o uso de aparelhos sonoros ou musicais sem a devida utilização de fone de ouvido”. Por enquanto, tais avisos ainda não estão fixados nos carros.

Quem não respeitar a lei será advertido com a solicitação de desligamento do aparelho eletrônico. Em caso de recusa, o usuário será retirado do veículo e, se necessário, o motorista poderá solicitar a força policial. O usuário que desejar percorrer o trajeto no ônibus ouvindo música, por exemplo, deverá utilizar fones de ouvido para não perturbar os demais passageiros.

Aqui em Jaraguá, a proibição do uso de aparelhos sonoros e celulares para ouvir música dentro dos ônibus chegou ao Legislativo em 2012.. A autora da proposta foi a vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB), atual presidente da Câmara na cidade. A diferença é que, em Jaraguá, a medida virou lei um ano antes.

Via