Por: Gabriela Bubniak | 8 meses atrás

Você ouve o telefone tocar e, de novo, é aquele número estranho de Brasília ou São Paulo. Já acha estranho porque não conhece muita gente de lá. Aí, para tudo o que está fazendo para atendê-lo e, quando finalmente diz “alô”, não tem resposta. E o pior: eles desligam na cara sem falar nada, absolutamente nada!

giphy

Se você acha que isso é uma perseguição contra você, acredite, mais pessoas sofrem com o mesmo tormento. Mas, calma, não é nenhum maluco que está ligando para você para descobrir seus horário e depois matá-lo, nem mesmo uma criança desocupada passando trote, pelo menos não na maioria das vezes… (medo)

Muito provavelmente, o que acontece é que seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, feito para atingir a maior quantidade possível de consumidores.

4-2-758x506

Foto: Divulgação

Segundo “entendedores do assunto”, um sistema disca automaticamente para vários contatos ao mesmo tempo, e que estão em uma lista de mailing. Esse sistema é adotado por algumas empresas para garantir que os profissionais de telemarketing tenham pouco tempo ocioso e o tempo de trabalho melhor aproveitado.

Daí, quando o dono do telefone atende (ou, nesse caso, você), fica alguns segundos em silêncio e a chamada é direciona a um dos atendentes. No entanto, como o sistema liga para vários clientes ao mesmo tempo, e não tem atendente pra todas as ligações, ele fala com o primeiro que atende e todas as outras chamadas são ignoradas até caírem. Dá pra acreditar? 😯

O que fazer?

Cruel, não? Embora o sistema seja bastante polêmico, a verdade é que cada vez mais empresas adotam essa técnica, sem se preocupar com o incômodo causado aos clientes, que podem receber várias ligações mudas na mesma semana ou até no mesmo dia.

A notícia boa é que existe uma forma de barrar esse tipo de abuso. Se você não quer mais receber chamadas mudas, a melhor opção é apelar para o cadastro para bloqueio do recebimento dessas ligações.

Em Santa Catarina, é através do Procon que esse bloqueio é feito. De acordo com o Decreto nº 638 de 7 de março de 2016 que regulamenta a Lei nº 15.329 de 30 de novembro de 2010, é possível solicitar o bloqueio não só das ligações, mas também de SMS e de endereços de correio eletrônico do consumidor evitando também os spams.

Clique aqui para cadastrar os seus contatos.

E aí, o que acha disso tudo? Você sabia que é possível se livrar desse tipo de perturbação?

Fontes: Segredos do Mundo e Uol