Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Jaraguá do Sul está entre os municípios de Santa Catarina que não possuem aeroporto com oferta de voos regulares, mas que possuem movimentação, saídas e chegadas de passageiros suficientes para ocupar dois movimentos (pouso e decolagem) de uma aeronave de 114 assentos, com um índice de 85%, 70% e 50% de ocupação, todos os dias do ano.

O dado consta da recém-lançada pesquisa O Brasil que Voa, divulgada pelo Ministério da Aviação Civil. Além de Jaraguá do Sul, possuem o mesmo potencial as cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Camboriú, Itajaí, Itapema, Palhoça, Penha e São José.

A pesquisa O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil mostra quem é o passageiro brasileiro, as rotas de deslocamento e as áreas de influência dos aeroportos.

O estudo é o mais completo levantamento do setor já realizado, e para chegar a esses dados, durante todo o ano de 2014, a Secretaria de Aviação Civil, em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), realizou 150 mil entrevistas em 65 aeroportos que são responsáveis por 98% da movimentação aérea do País.

Cada um dos 150 mil passageiros entrevistados respondeu a 70 perguntas. Assim, a Secretaria montou um banco de dados com 10,5 milhões de respostas que vão complementar seu sistema de informações da aviação.

raio x

A pesquisa aponta que São Paulo é o município de origem e destino da maioria dos passageiros do Brasil. Seus dois principais aeroportos, Guarulhos e Congonhas, estão entre os cinco mais influentes do País. Guarulhos está em primeiro lugar; Congonhas, em quinto. Pessoas de 312 municípios chegaram ou partiram de Guarulhos em 2014. Viracopos, em Campinas, está em segundo lugar – 282 municípios influenciam o aeroporto.

De todas as rotas desejadas, a Rio (RJ)-Vila Velha (ES) é a que os passageiros mais gostariam de ver implantada, seguida por Blumenau (SC)-São Paulo (SP); Campo Grande (MS)-Rio de Janeiro (RJ).

Ao total, o Brasil tem 2.218 aeroportos e aeródromos registrados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), sendo 1.794 privados e 676 públicos. Mas 98% dos 216 milhões de embarques e desembarques aéreos registrados no País em 2014 estão concentrados nos 65 aeroportos pesquisados.

Confira a lista completa de municípios que poderiam receber um aeroporto clicando na imagem abaixo:

Aeroporto em Jaraguá

Confira também o vídeo explicando sobre a pesquisa e falando um pouco sobre os perfis de passageiros mais comuns:

Confira a pesquisa completa aqui.