Por: | 4 anos atrás

elo01

Depois de ter homologado o sistema ILS para pousos e decolagens com maior segurança no mês de junho, o Aeroporto de Joinville está ganhando mais um equipamento que qualifica o terminal oferecendo maior acessibilidade, conforto e segurança aos passageiros nos momentos de embarque e desembarque.

Na noite de sexta-feira, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) iniciou a montagem do Sistema ELO – um corredor climatizado que leva os passageiros da sala de embarque até o avião. Como o terminal de Joinville tem apenas um piso, o Sistema ELO será terrestre, numa extensão de 200 metros. A previsão é que o sistema esteja totalmente montado em 15 dias.

Depois do projeto-piloto de Palmas (TO) e Porto Alegre (RS), Joinville é a terceira cidade do Brasil a ser contemplada com esse tipo de finger de embarque dentro do atual plano da Infraero de aplicar R$ 102 milhões nesses equipamentos. O investimento no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola é da ordem de R$ 4,2 milhões.

Nos últimos anos, o Aeroporto de Joinville está experimentando um progressivo aumento no número de passageiros, saltando da média mensal de 30 mil do final do ano passado para 40 mil deste ano. Em dezembro, deve fechar o ano com o acumulado superior a 450 mil passageiros.

Saiba mais

elo02

O ELO é um sistema de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.

A tecnologia é adequada a aeronaves como o Boeing 737-800 e o Airbus 320, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos. A tecnologia é totalmente nacional e foi desenvolvida pelas equipes técnicas da Infraero, em conjunto com a empresa gaúcha Ortobras, especializada em produtos de acessibilidade.

Diferenciais do ELO no embarque e desembarque

O ELO é uma solução que enfatiza a versatilidade, uma vez que os conectores podem ser adaptados às diferentes realidades dos aeroportos. Como as estruturas são móveis e de instalação rápida, elas permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.

Além da ligação direta entre o terminal de passageiros e a aeronave, foi desenvolvida uma solução para atender ao embarque remoto (sem a ponte de embarque). Nessa variação, uma versão em forma de L será instalada no pátio, o ônibus para na extremidade do conector e passageiro embarca ou desembarca da aeronave.