Por: Gabrielle Figueiredo | 26/02/2016

Você sabia que precisa limpar o pote de água do seu cachorro com esponja e sabão pra poder se livrar de possíveis ovos do mosquito Aedes aepypti?

Muitas pessoas acabam esquecendo que o pote de água pode ser um foco para o mosquito depositarem seus ovos e, principalmente, elas não sabem que os ovos são colocados na BORDA do pote.

Os potes de água dos animais são um grande foco para o Aedes aepypti, pois ali contém a água parada que é o que o mosquito precisa para colocar seus ovos.

Como o mosquito deposita seus ovos nas LATERAIS dos potes, por isso, para prevenir é preciso esfregar as laterais com uma esponja.

Veja o passo a passo da limpeza do pote de água (você pode limpar o pote de ração da mesma forma, secando bem após a limpeza para não molhar a ração). Você pode fazer a limpeza dia sim dia não.

como-limpar-pote-cachorro

  1. Molhe o pote com água corrente
  2. Use detergente ou sabão neutro
  3. Esfregue com uma esponja todo o pote
  4. Lave bem para tirar todo resíduo de sabão
  5. Seque com uma toalha macia ou um papel toalha

Cachorro pode pegar dengue?

Pouco se fala sobre o mosquito Aedes aepypti e sua relação com os cães. O mosquito que transmite a dengue, o zika vírus e o chikungunya NÃO passa essas doenças para os cães, mas alguns pesquisadores afirmam que ele pode transmitir a dirofilariose, ou seja, o verme do coração.

Essa doença tem por consequência causar a embolia pulmonar e até a morte. O mosquito da dengue prefere o sangue dos seres humanos, mas também pode atacar cães. Se o mosquito estiver contaminado com a dirofilária, ele transmite o verme para o animal, que cai na corrente sanguínea e vai direto para o coração, começando imediatamente a causar danos ao animal.

Lembrando que a dirofilariose é principalmente transmitida pelo mosquito Culex (pernilongo comum) e a transmissão da dirofilariose pelo mosquito da dengue ainda não é comprovada. Isso porque em 10 anos de surtos de dengue principalmente no Rio de Janeiro, a incidência de dirofilariose não aumentou.

Fonte: Tudo sobre cachorros