Por: André Marques | 4 anos atrás

Qual é, vai dizer que não vai deixar saudades?  Muita gente por aí conseguiu a primeira namoradinha com a ajuda dele mas hoje é aquele tipo de pessoa que diz “volta pro Orkut!”. Quem não lembra da eterna batalha para conquistar o “100% confiável, legal e sexy”?

Precursor das redes sociais no Brasil, o Orkut encerra suas atividades no dia de hoje, 30 de setembro de 2014. Então reunimos algumas informações sobre a rede social, desde seu início até hoje.

Curiosamente, as duas redes sociais foram criadas com apenas alguns meses de diferença, no entanto, o Facebook se tornou conhecido apenas alguns anos atrás, em 2011.

orkut_x_face

Grupo nenhum no Facebook terá a mesma graça e a mesma diversão que as comunidades do Orkut nos proporcionavam, né não? Lembra de algumas dessas aí? (Conheço todas!)

comus

Outra coisa legal do Orkut eram os depoimentos. Antes de curtidas e hashtags, eles eram a febre das redes sociais. Sem falar que você podia ver quem é que olhava o seu perfil, perfeito para te dar um pouco mais de confiança pra “chegar chegando” naquela gatinha pela qual você tinha uma queda:

orktuasze

Agora, que tal uma passeada pela trajetória do Orkut? Desde o seu surgimento, em 2004, passando pelo também surgimento do Facebook, hoje dominante, além do nascimento do Google+. Em 2011, o Facebook começa a se tornar popular e passa o orkut em número de usuários ativos, até que nesse ano de 2014…

fmmm

É, meus amigos, o Orkut acaba hoje, amanhã já não será mais possível acessar nossos perfis e consequentemente interagir a partir deles com outras pessoas em comunidades, adeus ‘orkutices!’. Mas não se preocupe (muito), você poderá salvar tudo no seu computador (scraps, depoimentos, fotos e mensagens publicadas em todas as suas comunidades com a ajuda do Google Takeout) até setembro de 2016 clicando aqui. As comunidades também serão encerradas no entanto será criado um arquivo público com todas elas com o objetivo de perpetualizar o “RG Digital Brasileiro” da década de 2000.

Você poderá migrar seu perfil (as fotos dele, ao menos) para o Google+ se quiser. O processo é feito através de uma página de exportação de fotos da rede social. Você poderá levar todos os álbuns ou apenas alguns que preferir, suas fotos exportadas só serão vistas por você até que altere a privacidade das mesmas.

Todos os aplicativos que funcionavam via orkut serão encerrados na rede social, caso queira continuar usando algum deles, você precisará entrar em contato direto com o desenvolvedor e torcer para que eles planejem versões do aplicativo/game para outras redes sociais.

Adeus, velho amigo.

via G1