Por: João Marcos | 5 anos atrás

Nesta semana, a companhia de efeitos especiais Strictly FX vai se encontrar com o departamento de bombeiros em Nova Orleans, onde apresentarão licenças, formulários de segurança e informações de produtos, entre outros documentos. É parte do protocolo para grandes empresas de produtos de pirotecnia – a Strictly FX será responsável pelos efeitos especiais da apresentação de Beyoncé com o Destiny’s Child no intervalo do Super Bowl.

Lady Gaga, Axl Rose e Demi Lovato lamentam tragédia Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Na maioria das grandes casas de show nos Estados Unidos, esse processo se tornou rotina. Diversas empresas que cuidam de efeitos de grandes turnês desenvolveram relacionamentos próximos com autoridades locais e promoters nos últimos anos, e eles sabem que tipo de artefatos são seguros para quais locais e as especificações do que é ou não permitido em cada cidade. Mas depois do acidente na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, na madrugada do último domingo, 27, que resultou em 235 mortos e inúmeros feridos, técnicos em efeitos especiais estão passando por fiscalização minuciosa. Como o fogo em uma casa noturna em Rhode Island, em 2003, quando 100 pessoas morreram em um show da banda Great White, acidentes causados pelo uso não-autorizado de fogos e pirotecnia coloca um fardo nos profissionais da indústria, segundo os próprios.

O estado de Rhode Island era conhecido por ter uma lei bem ampla sobre segurança nesse quesito, afirma Ted Maccabee, cofundador da Strictly FX, cujo parceiro, Mark Grega, começou a carreira criando shows para o Deep Purple e o Pink Floyd nos anos 80. “Mas ninguém nunca se preocupava em ligar para as autoridades. Se tivesse sido vetado, de maneira alguma aquilo teria acontecido.”

Esse parece ter sido o caso em Santa Maria, onde a banda Gurizada Fandangueira utilizou, segundo as autoridades, artefatos mais baratos e feitos para locais abertos. A boate Kiss só tinha uma saída e não possuía um sistema anti-incêndio. “É isso que está causando tantos problemas ao nosso negócio”, diz Maccabee.

Via Rolling StonneBR