Por: Sistema Por Acaso | 5 anos atrás


operao-08

Cerca de 30 cães e cinco gatos foram resgatados da situação de maus-tratos, na tarde de ontem, na localidade de Jaraguazinho, no Garibaldi, em Jaraguá do Sul. Acompanhados da Polícia Civil e de uma veterinária, voluntários da Associação Jaraguaense de Proteção aos Animais (Ajapra) e da ONGFocinhos Carentes recolheram os animais, que receberão tratamento veterinário e lares temporários.

operao-05

Os cães estavam magros, doentes, amarrados por correntes, e muitos viviam em meio a fezes e urina. Na propriedade, os voluntários também encontraram um bezerro em situação de risco e uma porca, que entrou em trabalho de parto no momento da operação. As entidades presenciaram quando alguns filhotes, que já estavam no galpão, comiam dejetos.

operao-04

Os donos da propriedade alegaram que vizinhos ou motoristas abandonavam os animais no local e por isso eles não conseguiam cuidar de todos os cães. Moradores confirmaram essa versão, e acrescentaram que poucos dias atrás, a quantidade de cães ultrapassava os 50. Os voluntários acreditam que alguns animais foram soltos e enxotados para a mata, nos fundos da residência, antes da chegada dos policiais.

operao-03

O casal foi levado para a Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Eles vão responder pelo crime de maus-tratos, que prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa, a ser estipulada pela Justiça. “Este caso chegou através de denúncias anônimas e com a operação confirmamos a situação”, explicou o policial Marcelo Barbosa.

operao-02

As entidades de proteção aos animais agora contam com o apoio da população. “Várias clínicas veterinárias vão tratar desses cães, por isso agora também precisamos de ajuda com doações ou adoções responsáveis”, disse a voluntária da Focinhos Carentes, Lúcia Helena Lopes.

operao-01

 

operao-09

operao-07

operao-06

Você pode entrar em contato com a Focinhos Carentes pela página deles no Facebook:

 

Fonte: Jornal O Correio do Povo.
Fotos: Jaraguá AM.