Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
Divulgação

Divulgação

Aulas

Na rede estadual, as aulas estão suspensas hoje em Jaraguá do Sul, Corupá e Guaramirim. Já em Massaranduba e Schroeder, cidades menos atingidas pelas chuvas, haverá as aulas seguem normalmente.

Também foram canceladas as aulas em escolas e creches da rede municipal de Jaraguá do Sul, por causa da falta de água potável e deslocamento de pessoal para auxiliar na limpeza e recuperação dos estabelecimentos atingidos, como as escolas Waldemar Schmitz, no Bairro Ilha da Figueira e Alberto Bauer, em Czerniewicz, por exemplo.

As aulas no curso de inglês CNA retornarão no sábado.

Guaramirim também cancelou as aulas em escolas e creches municipais. Diversas unidades educacionais estão alagadas ou servem de abrigo para as famílias atingidas. As escolas Germano Laffin e Sanfina Schorck continuam interditadas e a previsão é que as atividades sejam retomadas somente no início da próxima semana.

Não haverá aulas hoje nas escolas municipais de Corupá, mas as creches funcionam normalmente.
O funcionamento das aulas nas escolas municipais de Schroeder foi cancelado em solidariedade aos funcionários da Secretaria, pois muitos moram nas cidades vizinhas mais atingidas.

Postos de saúde

A Unidade Sanitária Central de Jaraguá do Sul, na Rua Reinoldo Rau, está sem condições de atender a população. Os funcionários trabalham na limpeza e cerca de 10 mil doses de vacinas foram perdidas, além de documentos e móveis. Não há previsão de retorno do atendimento. O posto de saúde dos bairros Vieira e Vila Rau e o gabinete odontológico no

Sindicato dos Trabalhadores Rurais não tiveram atendimento ontem e dependem de nova avaliação para voltar à normalidade. Algumas unidades vão atender com equipe reduzida,

já que há servidores municipais atingidos pelas cheias que não têm condições de comparecer ao trabalho. Os postos de saúde de Guaramirim voltam a funcionar hoje, exceto o do Bairro Avaí.

Água e limpeza

Águas de Guaramirim informa que os registros dos bairros Avaí e Guamiranga estão fechados para consertos, porém será preciso aguardar o nível da água baixar para iniciar os trabalhos. A população deve economizar água potável, e entulhos retirados durante as limpezas devem ser colocados em frente às residências.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul também está recolhendo entulho, começando pelas regiões mais atingidas como Amizade e Vila Lenzi. Novas solicitações podem ser feitas pelo telefone 156.

Pontes e rodovias

Uma parte da ponte do Guamiranga, em Guaramirim, cedeu por causa da força da correnteza e o acesso continua interditado. Algumas ruas do Guaramiranga, Avaí, Bananal, Ribeirão do Salto e Caixa D’Água estão isoladas.

A ligação entre Corupá e São Bento do Sul está interditada, já que a pista da BR-280 desmoronou no limite entre as cidades. O muro de contenção no topo da Serra não sofreu danos, mas o asfalto cedeu próximo a Curva do Britador.

Biblioteca

Devido à falta de água e necessidade de limpeza e reorganização, a Biblioteca Municipal de Jaraguá seguirá fechada para atendimento ao público hoje. A coordenação orienta que os livros para devolução sejam depositados na caixa em frente a unidade. No caso de renovação do empréstimo de livros, o serviço pode ser feito através do site. Mais informações pelo telefone 2106-8708.

Trens

O transporte de produtos ao Porto de São Francisco do Sul também ficou prejudicado. O trânsito de trens foi interrompido e a ALL (América Latina Logística) informou ontem que uma equipe trabalhava na região para avaliar a recuperação do tráfego de locomotivas. A empresa não tinha previsão de quando as cargas voltarão a ser transportadas.

Fonte OCP