Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Você teve um dia terrível no escritório? Ou está irritada sem razão? É fato científico comprovado que os animais são capazes de nos fazer mais felizes. E, além de colocarem sorrisos nos nossos rostos, os animais de estimação têm a capacidade de nos tornar mais saudáveis.

Veja uma lista publicada pelo site Greatist de como, especialmente, os cães podem tornar você um ser humano mais feliz, saudável e apto, tudo comprovado pela ciência, é claro!

Vantagens científicas de se ter um cão:

Eles são bons para o coração

Pesquisadores da American Heart Association descobriu que ter um cão pode realmente reduzir o risco de contrair doenças cardiovasculares.

Eles podem atuar como terapeutas peludos

A terapia assistida por animais tem sido associada à redução da ansiedade, dor e depressão em pessoas com uma variedade de problemas de saúde física ou mental. Muitas pessoas podem se beneficiar da terapia animal de estimação, incluindo pacientes submetidos à quimioterapia, com transtorno de estresse pós-traumático, e pacientes de fisioterapia que trabalham em suas habilidades motoras finas.

Eles podem farejar câncer

Você sabia que os cães têm um sentido de cheiro que é 1 milhão de vezes mais fortes do que o nosso? Pesquisadores descobriram que o faro diário de um cão familiar pode ser treinado para detectar alterações na respiração das pessoas com câncer de mama e de pulmão. Outro estudo descobriu que os cães podem distinguir a urina de pacientes com câncer de próstata.

Eles nos mantêm em movimento

Estudo revela que os donos de cães têm 34% mais chance de atingir seus recomendadas 150 minutos de exercícios físicos semanais do que os não-proprietários de cão.

Eles reduzem seus níveis de estresse

Cão e seu dono

Foto: Divulgação

Sim, sabemos que nossos animais de estimação pode nos tornar mais felizes, mas uma pesquisa mostra que a interação com os cães podem ajudar a reduzir o estresse. Mesmo algo tão simples como acariciar o seu filhote ou abraçar seu velho amigo podem aumentar os níveis do hormônio oxitocina em seu cérebro, responsável pelo bem-estar, e reduzir a produção de cortisol, um hormônio de indução do estresse.

Eles baixam a pressão arterial

Um estudo da American Heart Association comprovou que o apoio moral de seus amigos peludos é suficiente para reduzir a pressão arterial provocada por estresse mental.

Eles aliviam o isolamento social

E a ciência confirma que animais de estimação ajudam ao nosso sentimento de pertencimento. Um estudo descobriu que donos de pets têm maior autoestima, se sentem mais responsáveis, e até mesmo se recuperam melhor de rejeição social.

Eles podem ajudá-la a parar de fumar

Em um estudo, 28% dos fumantes que possuem animais relatou que o conhecimento dos efeitos nocivos da inalação da fumaça passivamente por seus animais de estimação iria motivá-los a parar.

Eles aliviam a pressão de um dia de trabalho

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma pesquisa mostra que funcionários que levam seus amigos peludos para o escritório têm níveis mais baixos de estresse percebido ao longo do dia.

Eles podem ajudar a impulsionar seu sistema imunológico

Em um estudo realizado com estudantes universitários, foram relatados benefícios para a saúde geral e, particularmente, para o sistema imunológico dos estudantes que viviam com cães de estimação.

Eles podem detectar problemas graves de saúde

Além de farejar câncer, os cães também podem ser treinados para identificar quando alguém vai ter um ataque epiléptico. Ou para socorrer pessoas que lutam contra alergias graves, alertando antes sobre o cheiro de algum ingrediente nocivo.

Fonte: Bolsa de Mulher