Por: Cláudio Costa | 2 anos atrás

A Schützenfest foi um verdadeiro sucesso! Essa é a sensação que tomou conta do público que estava presente no último final de semana da festa, que aconteceu entre os dias 12 e 22 de novembro, no Parque Municipal de Eventos, em Jaraguá do Sul. No sábado (21), o local ficou cheio de alegria e emoção. Ao todo, 18 mil pessoas acompanharam as atrações musicais, o participaram do tiro e provaram a gastronomia. No domingo (22), o desfile de encerramento da festa trouxe diversão para as 1,8 mil pessoas que estavam na rua Walter Marquadt.

Segundo um balanço divulgado pela CCO (Comissão Central Organizadora) da Schützenfest na tarde desta segunda-feira (23),  houve um público total de 70.924 pessoas, a participação de 7,7 mil pessoas nos dois desfiles promovidos nos domingos, 76.068 tiros disparados, consumo de 96.414 copos de chope, 7.456 garrafas de água mineral, 9.761 copos de refrigerante e 548 unidades de suco. O consumo de pratos típicos ainda não teve um balanço concluído e será divulgado em outro momento.

Segundo o diretor administrativo da CCO, Sidnei Lopes, o jaraguaense recuperou o orgulho que tinha da festa. “Queremos agradecer a toda a comunidade por esse carinho pela festa. Vimos um movimento incrível na noite de sábado, com filas nos guichês de ingressos. Temos que comemorar o retorno da comunidade, algo que precisamos reforçar”, comenta Lopes, ao ressaltar que o evento é um patrimônio cultural de Jaraguá do Sul e precisa ser preservado.

Assista a um trecho da festa:

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e presidente da CCO, Marcelo Prochnow, houve um clima de euforia e alegria durante a festa, principalmente neste último sábado. “Foi coroado todo o trabalho desenvolvido pela CCO, pela Fundação Cultural e o empenho de cada uma das sociedades de tiro, de todos os voluntários e das pessoas que abraçaram a ideia de resgatar a festa”, frisa. Prochnow constata que a mudança da festa foi importante para que o público fosse até o Parque Municipal de Eventos.

Prochnow adiantou que o trabalho de organização da próxima edição já começou e que deve haver melhorias na festa. “Foram realizadas algumas conversas na fundação nesta semana. Queremos antecipar todo o trabalho relacionado à 28ª edição da Schützenfest. Nós vamos fazer nesta semana um balanço de tudo o que a gente fez. Vamos aproveitar as sugestões da população, descartar o que não foi bom e reforçar o que deu certo”, avalia.

Confira uma galeria da noite deste sábado: 

Com o grande movimento evidente, o orgulho era visto entre aqueles que participaram de maneira intensa da Schützenfest. Segundo a rainha Raquel Ramthum, o trabalho da organização e a presença do público foram os principais ingredientes para o sucesso desta edição do evento. “O pessoal está animado, gostando da festa e das novidades. Então, eu só tenho orgulho dessa festa. A gente quer que a festa não acabe nunca mais”, comemorou. O rei do tiro, Fabiano Luis Schmidt, destacou a alta qualidade e variedade do chope servido e a presença maciça das pessoas nos estandes de tiro. “A festa está show de bola neste ano. Esperamos que no próximo ano seja melhor”, acredita.

Everton (direita) atirou durante o ano e estava curtindo a festa com a namorada

Everton (direita) atirou durante o ano e estava curtindo a festa com a namorada

Everton Carlos Hermann é atirador da Sociedade Vitória. O atleta fez parte das competições deste ano e comentou que o grande movimento de pessoas no evento deu um belo tom para a festa. “Está muito cheio, tem muito chope e diversão”, resume Everton. Para ele, a festa deste ano estar melhor que as ultimas edições. A visitante Camila Vierbrantz, de Rio dos Cedros, veio pela segunda vez a Schützenfest e afirma que a organização foi muito bem feita nesta edição. “Está tudo maravilhoso”, observa.

Camila (esquerda) mora em Rio dos Cedros e achou a festa maravilhosa

Camila (esquerda) mora em Rio dos Cedros e achou a festa maravilhosa

Vilmar Tribess estava muito animado na noite deste sábado. Segundo ele, as pessoas que não prestigiaram a Schützenfest perderam uma grande festa. “Esta foi uma das melhores Schützenfest feitas em Jaraguá do Sul. O pessoal está adorando demais. Quem não veio está perdendo uma grande oportunidade. Uma festa maravilhosa que Jaraguá fez e merece”, festeja Tribess.

Vilmar (direita) estava muito animado na noite deste sábado

Vilmar (direita), animado na noite deste sábado

Segurança

Além da segurança particular, 20 policiais militares fizeram o reforço da segurança no Parque Municipal de Eventos. De acordo com o tenente-coronel Rogério Vonk, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, a Schützenfest ocorreu de forma ordeira e reforçou o aspecto familiar do jaraguaense. “O público que está frequentando (a festa) trouxe a sua família e os seus filhos para se divertir. Todos têm a intenção de festar, se animar”, define. “Tivemos apenas dois casos de briga fora dos pavilhões”, completa Vonk.

Ao todo, 20 policiais militares participaram da segurança na Schützenfest

Ao todo, 20 policiais militares participaram da segurança na Schützenfest

O tenente-coronel da PM afirma que o evento foi um sucesso na questão da segurança pública. “Além do efetivo de policiais, nós temos a segurança interna que está desenvolvendo bem o seu trabalho. Mas o trunfo da festa é o público, que veio para se divertir, cantar, da dançar e não entrar em nenhum tipo de atrito”, salienta o comandante do 14º BPM. De acordo com Vonk, o controle do acesso de adolescentes e a venda de bebidas alcoólicas para menores foi devidamente controlado.

Confira uma galeria de imagens do desfile de encerramento: