Compartilhe este conteúdo agora:
Fim de ano é tempo de nostalgia. Até quem não tem muito contato com a família, acaba se vendo na mesa cercado por familiares contando histórias de infância. Quem voa solo nesse mundo, sente esse gostinho ao lado de amigos ou revivendo boas lembranças. De um jeito, de outro, ou de muitos diferentes que existem por aí, rola esse clima de reviver memórias e planejar coisas novas.
A gente vai ficar um pouquinho nessa primeira parte de voltar no tempo para revisitar momentos de Jaraguá do Sul usando essa data, o Natal, como nosso fio condutor.
Mas nada no clima Fantasmas do Natal Passado, vamos lembrar na alegria de como nossa cidade ficava iluminada.
Em 1984
Em 1989
Em novembro daquele ano, o jornal O Correio do Povo estampava na capa a foto de uma espécie de portal instalado no centro da cidade pela loja Hermes e Macedo, a HM, que vendia um pouquinho de tudo.
Em 1993
Nesse ano, seguem os tradicionais eventos de acendimentos das luzes de Natal, mas ninguém esperava tanta muvuca. É o que contou o OCP de novembro do ano. Tiveram várias crianças perdidas na Praça Ângelo Piazera nesse dia. Será que algum dos nossos leitores viveu esse momento?
Em 1996
Em 1997
Temos o primeiro registro colorido dos Natais da história de Jaraguá do Sul, cedido pelo Arquivo Histórico. A praça toda iluminada, ainda com os pisca-pisca e as tradicionais apresentações rolando na escadaria.
Em 1998
Muita gente certamente lembra com encanto das decorações de Natal feitas pela Malwee, na sua fábrica na Barra. Infelizmente, são poucos registros dessa época, nem a própria empresa conseguiu disponibilizar arquivos. Por sorte encontramos alguns por aqui, nas páginas do OCP.
Segundo o jornal, os presépios começaram a ser montados na empresa por volta de 1987. Provavelmente foi crescendo ano a ano até virar o grande evento de Natal, que chegava a atrair pessoas de outras cidades.
Em 98 a empresa fez o “O Bosque encantado do Papai Noel”, que na inauguração teve apresentação com música e teatro,.
E para dar uma incrementada nessa viagem no tempo, a jornalista que vos fala decidiu abrir o álbum de família para relembrar um pouquinho mais desse espetáculo de Natal que acontecia na Malwee.
Eu tenho a lembrança bem vívida de percorrer caminhos iluminados, vendo as decorações com a meu irmão, Gabriel, mãe, Simone, e pai, Jorge. Eu tinha só 8 anos. Lembro de entrar na casinha do Noel roncador e ficar bem feliz com aquele clima, que é todo mágico quando se tem a alegria fácil da criança no coração.
Em 1999
Público em massa acompanhando o acendimento das luzes na praça.
Encontramos somente um registro bem minimalista da decoração da Malwee em 99, mostrando um mar de luzes pelas árvores da empresa.
Na legenda da foto, o jornal descrevia: “Com 80 árvores natalinas, a matriz da empresa, em Jaraguá do Sul, enfeita-se para a festa cristã. Um Papai Noel roncador espera pelas crianças”.
Em algum ponto dos anos 90
Sem sucesso para localizar as fotos das decorações na fábrica, o pessoal da Malwee nos enviou belos registros dos eventos que eram feitos na fábrica da antiga Carinhoso, no bairro Chico de Paulo. Eram criados verdadeiros caminhos encantados. Só não há um registro exato do ano em que as fotos foram tiradas.
Em 2000
Para esse ano, aquele tão esperado da virada do século, temos uma sequência de fotos da decoração dos adorados pontos da cidade. Começando pelas luzes no Calçadão da Marechal em sua versão ladrilhos, seguindo para o Museu Emílio da Silva com a clássica cascata de luzes e, por fim, a Praça Ângelo Piazera. As fotos são do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul.
Em 2003
O registro do Arquivo Histórico para esse ano ficou nas apresentações que aconteceram na praça com o acendimento das luzes de Natal. Teve teatro, música e muita gente aglomerada para não perder nenhum detalhe….
Em 2006
Todo ano luzes, tecidos coloridos em verde e vermelho… Alguém ficou meio de saco cheio e resolveu dar uma mudada em 2006. Foi nesse ano que a cidade ganhou uma decoração diferente, feita com materiais naturais. A cidade ganhou anjos e outras figuras celestiais feitas em materiais como folha de palmeira e fibra de bananeira…
Também encontramos no arquivo do OCP registros de um evento tradicional: o Auto de Natal da Scar, que reúne todas as modalidades artísticas ensinadas nos cursos em um grande e belíssimo espetáculo. Em 2006 teve música clássica e terno de reis, pelo que ficou registrado.
Em 2009
Pulamos 3 anos para a frente e o tom da decoração fica mais moderno. Surgem as mangueiras com luzes que formam novos tipos de decoração. As imagens do arquivo do OCP mostram a ponte Abdon Batista cheia de bolas coloridas. Mas o “tcharãm” certamente foi a “máquina de neve” que alucinou as crianças na praça que estava com o cara de inverno no hemisfério norte debaixo do calor de 40 graus.
Para esse ano também localizamos um lindo registro do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, totalmente iluminado e um presépio montado para os visitantes.
Em 2010
Papai Noel dando rasante com seu trenó no Calçadão da Marechal. Na ponte Abdon Batista, saem as bolas e entram as estrelas cadentes. A partir dessa época as decorações começaram a ficar muito semelhantes com que o que vemos até hoje.
Em 2011
Encontramos fotos de 2011 do shopping, da decoração e também do Papai Noel que atendia os pequenos visitantes naquele ano.
Em 2012
Lindos registros do espetáculo de Natal que a empresa Marisol passou a fazer, com muitas apresentações culturais, decoração super iluminada, fogos de artifício e, claro, chegada do Papai Noel – acompanhado pela Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre.
Em 2014
Para esse ano, ficam aqui os registros de mais um Auto de Natal da Scar. Esse teve direito a Papai Noel na entrada do Centro Cultural, acompanhado pelo som do violino, viola e cello.
Terminamos por aqui, acho que os últimos 5 anos ainda estão fresquinhos na mente, nada que vá trazer muita nostalgia. Vamos deixar 2015 em diante para um resgate em 2025? Olha que não falta muito… Enquanto isso vamos tratar de registrar esses momentos na cidade para termos cada vez um arquivo maior…
- Manda sua foto!
Você tem algum registro do Natal em Jaraguá do Sul que pode ajudar essa linha do tempo ficar ainda mais completa? Não deixa de mandar para a gente o arquivo com data, local e seu nome completo para natalia@ocpnews.com.br com o assunto “Natal em JGS”. Está combinado!
Sobre o artigo que você leu
“Antigamente em Jaraguá do Sul” é uma série que investiga, resgata e preserva a memória de histórias, rotinas, pessoas e fatos que moldaram a identidade de nossa cidade. Tem alguma curiosidade ou dica que queira compartilhar com a gente?
Não esqueça de compartilhar:
Caixa de comentários
VOCÊ TAMBÉM VAI QUERER LER