O prefeito de Ourinhos (SP) Guilherme Gonçalves, anunciou o cancelamento do Carnaval na cidade para destinar os recursos da festa à área da saúde. Ex-catador de lixo antes de ingressar na política, Gonçalves afirmou que a decisão permitirá a compra de equipamentos de Raio-X, a realização de 150 cirurgias eletivas e a ampliação da farmácia da UPA municipal.
A medida, divulgada pelo prefeito em um vídeo nas redes sociais, gerou grande repercussão. “Ouvi muitas críticas, Carnaval só depois que a saúde estiver OK”, declarou ele. Com a suspensão do evento, a prefeitura estima uma economia de aproximadamente R$ 90 milhões nas despesas públicas.
O anúncio do cancelamento ocorreu menos de uma semana depois de a Secretaria de Cultura divulgar a programação oficial do Carnaval, que teria apresentações gratuitas de artistas locais e o grupo Revelação como atração principal.
Em nota oficial, a prefeitura reconheceu a importância das manifestações culturais, mas destacou a necessidade de conter gastos. O comunicado também informou que outras festividades tradicionais da cidade poderão ser canceladas, caso seja necessário.
Um prefeito de medidas populares
Desde que assumiu a prefeitura de Ourinhos, cidade com 114 mil habitantes, Guilherme Gonçalves tem adotado medidas que fogem do tradicional. Recentemente, ele anunciou que emprestou o carro oficial ao qual tem direito para ser utilizado na UPA no transporte de pacientes.
“A gente está aqui para servir e não para ser servido”, afirmou o prefeito, que já acumula mais de 613 mil seguidores nas redes sociais.