Pelo sexto ano consecutivo, a Schützenfest – Maior Festa dos Atiradores do Brasil – realizou a iniciativa “Apae na Schützen”. Cerca de 700 pessoas entre alunos, professores e familiares das Apae de Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder e Guaramirim se reuniram pela manhã e na tarde desta terça-feira (12) no Pavilhão B do Parque Municipal de Eventos. O comando da animação ficou por conta da Banda Pedra no Rim, presença constante nos eventos promovidos pela instituição.
Para a orientadora pedagógica da Apae de Jaraguá do Sul, Edi Rita de Marco, os alunos sempre aguardam com ansiedade do dia na Schützenfest. “É um momento único, muito esperado por nossos alunos. A gente fica muito feliz em poder estar participando. Isso é inclusão porque faz toda diferença para eles estarem aqui nesse momento, trazendo essa alegria r contagiando a todos. É muito bacana mesmo”, comentou.
A história da Apae na Schützen existe desde 1997. “A gente trazia alguns alunos à noite. Depois chegamos a realizar uma versão da festa internamente. Mas há seis edições, numa parceria com a própria organização da festa, a gente ganhou este espaço na programação, o que demonstra o caráter de inclusão da própria Schützenfest”, elogiou Edi.
A orientadora pedagógica também agradeceu a parceria com a Banda Pedra no Rim que sempre prestigiou, de forma voluntária, os eventos promovidos pela Apae. “Existe uma empatia entre eles (banda e alunos) durante as apresentações. O pessoal gosta e participa muito do show da Pedra no Rim.” Já o vocalista da banda, Luiz Peters, o sentimento é recíproco. “Fazer parte de um evento com o pessoal da Apae enche nossos corações de alegria e dão sentido a toda nossa felicidade, Apae e banda Pedra no Rim, alegria sem fim”, declarou o músico.
Ivete Garcia e Marcio Baldissarelli, fizeram questão de levar a filha cadeirante Camila ao baile da Apae na Schützenfest. “Acho que é uma oportunidade de inclusão do pessoal da Apae, né, porque não tem como trazer a noite, pela própria condição dela é mais complicado porque pessoas como nossa filha tem horário para tudo e pelo fato de ter um momento somente para eles é muito bom. Além de ser o melhor evento do Estado a Schützen também é inclusiva” disse o pai de Camila.
Amanhã, será a vez do público da Terceira Idade agitar na Schützenfest com a tradicional Tarde dos Idosos. O evento inicia às 11 horas e ocorrerá nos pavilhões A e B.