A Turma da Kanaloa, grupo de canoagem havaiana de Santa Catarina, encontrou uma tartaruga-oliva enrolada em rede de pesca na Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. O animal foi resgatado, colocado dentro da canoa e levado até o Projeto Tamar, que fica na mesma região.
A espécie é considerada vulnerável, segundo o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve). A classificação é usada para animais que enfrentam “risco de extinção na natureza”.
O animal estava com uma nadadeira machucada e, após o resgate, permanece em observação. Conforme a instituição que abrigou a tartaruga, ela pesa 37,5 quilos e é adulta. Apesar de alguns ferimentos, o bichinho já está se recuperando sob os cuidados de biólogos.
Espécie
As tartarugas da espécie são encontradas nas áreas tropicais e subtropicais, nos oceanos Pacífico e Índico. No Atlântico, ocorrem principalmente na América do Sul, América Central e na costa oeste da África.
As tartarugas são avistadas mais frequentemente em áreas mais afastadas no mar, porém há ocorrências em regiões costeiras. Elas podem pesar até 50 quilos e se alimentam de peixes, moluscos, crustáceos, briozoários e outros pequenos animais.