Na última terça-feira (13), 80 alunos da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul se formaram no Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto é da Secretaria de Educação e da Allcet Educacional, e formou grupos de crianças que têm em sala de aula ao menos um aluno surdo. Fizeram parte da primeira edição do curso alunos das escolas Antônio Estanislau Ayroso, Santo Estêvão e Jonas Alves de Souza.
O programa visa incluir, cada vez mais, os alunos surdos da rede municipal de ensino, começando pela interação com os colegas de sala. O curso foi ofertado no bairro Vila Baependi uma vez por semana, no contraturno escolar, durante 13 encontros. Com apostila e professores formados, os alunos aprenderam a se comunicar por Libras e, durante a formatura, demonstraram um pouco do aprendizado por meio de apresentação de uma poesia toda em Libras.
Os alunos surdos Felipe Zuchelli (Escola Antônio Estanislau Ayroso) e Isabela Campestrini (Escola Santo Estêvão) estavam felizes na manhã desta terça-feira, durante a formatura, com a comunicação estabelecida com os colegas de turma por meio de Libras. Novas turmas começam nas próximas semanas. Mais 80 alunos participarão do curso, todos com colegas surdos.