O projeto “Papo com Influencer” traz entrevistas exclusivas com pessoas de Jaraguá do Sul e região que produzem conteúdo na internet para os mais diferentes nichos e são capazes de influenciar e transmitir realidade aos seguidores. Você tem curiosidade em saber como é a rotina de um influenciador digital? O Por Acaso vai te contar tudo!
E os apaixonados por culinária sabem bem: acompanhar perfis sobre gastronomia no Instagram pode ser quase um vício e pode ajudar muito quando a criatividade está baixa ou quando você quer experimentar uma comida diferente. Perfis de influenciadores que falam sobre gastronomia são ótimas fontes de dicas de receitas e para conhecer pratos novos – dos mais simples aos mais sofisticados.
É o caso do perfil de Juliana Nardelli, @juliananardelli, que se considera uma “Influenciadora de Afetos”. Além de ser referência na área da gastronomia, ela também publica diariamente detalhes de sua rotina agitada, compartilhando viagens por todo o mundo, momentos em família, dicas de moda, inspirações, estilo de vida e natureza.
Ela é estilista de formação, atuou na área por 20 anos e já conheceu o mundo por conta da sua profissão, mas se apaixonou pelo universo da culinária. Juliana começou a cozinhar quando descobriu que o filho Augusto tinha uma alergia muito severa à proteína do leite e da soja. Por conta dessa restrição alimentar, passou a se dedicar e estudar mais a culinária.
Juliana participou da oitava temporada do maior reality show de culinária do mundo, o Masterchef. A temporada foi transmitida em 2021. Se você está inserido no mundo da gastronomia, provavelmente já deve ter ouvido falar no programa, que faz grande sucesso na televisão ao fazer com que os participantes passem por provas que exigem o máximo de si, bem como diversas habilidades dentro da cozinha.
Dentro do programa, Juliana inspirou cozinheiros de todo o Brasil que acompanharam o amor que ela tem pela culinária e pelo filho, que de alguma forma sempre era citado durante os episódios do Masterchef. Pela primeira vez a competição teve entre os 23 participantes uma moradora de Jaraguá do Sul.
Agora, a influencer também está fazendo parte da bancada de avaliadores do “Virei o Chef”, programa gastronômico que vai ao ar todo sábado no canal do YouTube do OCP News. Ao lado dos chefs Gabriel Kassner Leoni e Luiz Felipe Krutzsch, Juliana avalia os pratos preparados por 12 cozinheiros de Jaraguá do Sul e região.
O perfil de Juliana Nardelli no Instagram já conta com mais de 27,4 mil seguidores que a acompanham diariamente. Abaixo, ela compartilha com o Por Acaso um pouco de sua rotina agitada:
Como foi participar do Masterchef? Como decidiu participar? Como funciona todo o processo para participar?
Juliana: Participei do Masterchef em 2021. É o maior reality show de gastronomia do mundo! Sempre assisti pela TV, gostava, mas não era meu sonho estar lá, nem me imaginava lá. Minhas melhores amigas viviam repetindo que eu cozinhava bem e tinha perfil pro reality.
Foram tão insistentes por uns dois anos que, um dia, mandei meu vídeo de inscrição, sem contar pra absolutamente ninguém! Imaginava que os produtores nem assistiriam meu vídeo na seleção, afinal mais de 40 mil inscritos. Mas, logo recebi uma ligação e comecei a fazer provas por videoconferência (era pandemia).
Depois de algumas etapas, fui chamada pra São Paulo e passei mais algumas semanas em testes presenciais, na cozinha da Band TV. Quando me dei conta, estava lá, vestindo um avental com meu nome bordado e gravando a vinheta de abertura. Uma grande aventura!
Quais lições você traz até hoje da sua participação?
Juliana: Foi uma experiência, uma grande aventura participar de um reality. Vi os bastidores de um programa que sempre via pela TV, e é muito diferente da visão que tenho hoje. É um reality, não é a vida real! Pra ser sincera, passei a dar ainda mais valor à vida real!
Durante as gravações, muitas vezes vi fatos que não achei justos e aprendi a aceitar que a vida também nem sempre é justa. Mesmo assim, seguimos nossa missão. E isto não é conformismo, é maturidade. A lição mais importante pra mim foi me dar conta de que meus valores e princípios estarão sempre acima de uma competição, jamais os deixaria de lado pra conquistar um troféu.
Aprendi também que, independente do sucesso, dos minutos de fama, podemos seguir sendo a mesma pessoa, com os mesmos valores.
Que dica você daria para quem quer participar?
Juliana: Pra quem sonha em participar de um reality, eu diria: “Coragem, não é para os fracos!” A pressão existe, mas nem achei o aspecto mais desafiador.
O confinamento foi muito cruel para mim, habituada em uma cidade segura, casa com quintal, natureza, liberdade… Mas a sensação de estar sendo julgada publicamente é pra sempre, afinal o programa está no YouTube, e é reprisado em vários canais… É assustador. O que vai ao ar é um material “editado”, a gente se surpreende quando assiste, pois o que vivenciamos “ao vivo” é bem mais intenso e diferente.
Como você teve a ideia de começar a produzir conteúdos para redes sociais?
Juliana: Assim que saí do Masterchef, minhas redes sociais estavam cheias de gente me acompanhando, curiosas para me ouvir. O que fazer? Me esconder, ficar calada? Resolvi compartilhar minhas receitas práticas, que funcionam, mostrar minha vida real, verdadeira.
As redes sociais trazem muito conteúdo irrelevante, destrutivo, “fake”… por que não ocupá-las com conteúdo que ajude as pessoas a cozinhar, se conectar com a vida em família, natureza, inspirar para o bem? É o que venho fazendo…
De onde surgem as ideias para publicar conteúdo?
Juliana: Meu conteúdo é super espontâneo, é o que faço na vida real. Compartilho receitas que funcionam, para servir família e amigos. Minhas dicas e recomendações são verdadeiras. Lugares onde vou, produtos que realmente consumo. Eu não saberia falar sobre algo que não acredito e confio. Quem me conhece na vida real sabe que sou assim.
Alguma influencer te inspira e te influencia a criar conteúdo?
Juliana: Admiro Rita Lobo por sua trajetória na TV, inspirando todos a participarem da cozinha. Comida de verdade tem muito valor em nossa vida, ela não é só alimento pro corpo, também nos conecta à família, à casa, à saúde, ao bem-estar… Nossa vida é muito corrida, a comida de verdade nutre corpo, mente e alma.
Você costuma receber propostas de marcas para divulgar produtos no seu Instagram? Tem alguma que você ficou surpresa quando surgiu a oportunidade de parceria?
Juliana: Hoje em dia, divulgo marcas e produtos em meu conteúdo no instagram. Quase todas são marcas catarinenses, pois é minha escolha caminhar ao lado de quem está perto. Quero ver o meu lugar crescer, se desenvolver… Oxford, Moinho Jaraguá, Sulformas, King Mix sem Glúten, BrasPratick, Rancho Bom são parceiros constantes.
Já divulguei Stannis, Brennstube, Chocoleite, Karsten, Priori, Zee Rucci… e tantas outras. Marcas nacionais como SBP me chamaram para campanhas (entre os influencers, fiz a melhor campanha contra dengue da temporada, sendo premiada!).
Me causou espanto que, enquanto ainda estava no ar com meus episódios de Masterchef, me convidaram para divulgar produtos de pele, porque eu aparentava menos idade do que tinha… Ressalto que só divulgo produtos que realmente confio. Minha credibilidade está em primeiro lugar!
Qual foi o momento mais marcante da sua vida como influencer até o momento?
Juliana: Ser influencer para mim não é buscar a “fama”. Quero ser voz, ter minhas ideias ouvidas, inspirar pessoas. Por isso, o mais relevante pra mim é receber carinho das pessoas por onde passo. Um abraço, um pedido pra tirar uma foto, uma mensagem carinhosa no direct é muito significativo!
Talvez o mais marcante tenha sido o depoimento de uma seguidora, contando que estava desistindo do doutorado por desacreditar na sua capacidade, um professor muito exigente, e momentos difíceis. Encontrou nas minhas palavras (sobre permitir-se errar e seguir em frente) o apoio emocional para mudar de atitude. Inspirar pessoas é uma grande missão.
O que você procura transmitir para o seu público nos conteúdos que publica nas redes sociais?
Juliana: Procuro transmitir a verdade. Ser simples e verdadeiro é a forma mais honesta de viver. Tem momentos da vida que não compartilho, porque nem tudo pode inspirar as pessoas. Mas quase tudo que vivo é compartilhado.
Como você equilibra a rotina com a vida de criadora de conteúdo?
Juliana: Além de criar conteúdo digital, sou mãe do Augusto de 12 anos, organizo a casa e cozinho pra família, sou esposa, sou filha, irmã, amiga, voluntária em algumas entidades… Como toda mulher, vou “equilibrando os pratinhos”. ou super agitada egosto de fazer mil coisas, esse é meu ritmo.
Sobre a gravação do “Virei o Chef”, como está sendo a sua participação?
Juliana: O “Virei o Chef” é um programa que estimula cozinheiros por paixão a se tornarem melhores, mais conhecidos, se desafiarem, aprenderem com os demais participantes. Estou amando fazer parte deste reality!
Idealizado pelo Chef Alex Caputo, tem intenção de revelar talentos e jamais desmotivar os participantes. Por isso, na frente das câmeras, ou nos bastidores, minha missão é incentivar cada um a aprimorar seu talento, revendo as falhas, reforçando os pontos positivos.
Não estou aqui para impor o que penso, e sim para mostrar um ponto de vista. Ter participado do maior reality show gastronômico do mundo me trouxe experiência, somada aos mais de 30 países onde estive, sempre provando temperos, sabores, ingredientes, pratos locais… Chego com um olhar afetivo, feminino e experiente para contribuir com o programa.