Em 28 de maio se comemora o dia mundial do hambúrguer! Popular em todo o mundo, o prato é cheio de versões diferentes e já virou um clássico queridinho por todos. Criado na Alemanha, mas popularizado pelos Estados Unidos, ele tem muita história para contar.
O lanche já é consumido há muito tempo por povos antigos. Os tártaros, uma das principais tribos da Ásia Ocidental, deram origem ao costume de modelar a carne assada no formato conhecido hoje e consumi-la dentro do pão. Isso era feito por ser um alimento prático e rápido para servir as tropas que invadiram a Europa no século XIII.
Depois, no século XVII, alguns levaram a ideia para açougues da cidade de Hamburgo, na Alemanha, que era conhecida na época pelo comércio de carnes. Lá, foram desenvolvidas novas técnicas para moer carne e colocados temperos e especiarias diferenciados, tornando a opção um sucesso nas vendas locais, pois era saborosa e tinha baixo custo.
Os americanos são responsáveis pela popularização mundial da receita. Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da região de Hamburgo chegaram aos Estados Unidos, apresentando a famosa receita de hambúrguer que até hoje é muito apreciada e ganha constantemente novas versões.
Os marinheiros foram os primeiros americanos a experimentarem o prato e assim ele foi batizado de hamburg steak. Com a popularidade, passou a ser conhecido pelo nome que existe até hoje: hambúrguer. Grande parte da repercussão também se deve à praticidade, pois com o início da revolução industrial no século XIX, se tornava cada vez mais necessário o consumo de alimentos práticos, rápidos e baratos, que alimentam grandes grupos de trabalhadores.
No século 20, muitas lanchonetes passaram a vender o lanche, que se popularizou ainda mais com os drive-ins nos anos 30. A partir disso, o hambúrguer conquistou todo o país e aos poucos se espalhou pelo mundo, ganhando cada vez mais versões, como as caseiras, artesanais e receitas sofisticadas, que desde então conquistaram o coração e o paladar de quem não dispensa um bom lanche.
Hambúrguer no Brasil: da chegada até os dias atuais
A primeira hamburgueria brasileira surgiu quando Robert Falkenburg, campeão de tênis norte-americano também conhecido como Bob, decidiu encerrar a carreira no esporte e virar empresário. Casado com uma brasileira, ele já tinha morado em São e vencido um torneio no Rio de Janeiro quando notou que o Brasil ainda não possuía nenhuma hamburgueria.
Foi então que uma pequena loja localizada em Copacabana, inaugurada como uma sorveteria um ano antes, foi transformada em hamburgueria em 1952 e recebeu o nome de Bob’s, a marca famosa até os dias atuais. Além do hambúrguer, o cardápio tinha outros lanches, milk-shake e batata frita.
Vendo o sucesso da marca de Robert, empresários americanos não quiseram ficar para trás e decidiram acompanhar a tendência, por volta de 1960. Em pouco tempo, a cidade ganhou inúmeras hamburguerias que lembravam o estilo americano, tanto na decoração quanto nos cardápios. Os hambúrgueres eram sempre fininhos, com cerca de 100 gramas, modelados com acém ou coxão mole moído.
Já a próxima década foi marcada por outros avanços, como a primeira hamburgueria temática, em 1976, e a chegada do Bob’s em São Paulo, que aconteceu em 1978. Já o McDonald’s chegou ao Brasil com uma unidade também em Copacabana, em 1979, e só dois anos depois abriu uma filial na capital paulista.
Também em 1981 surgiu a prática de deixar o hambúrguer “ao ponto”, adotada por muitos estabelecimentos até a atualidade. Ao contrário das lanchonetes de estilo americano, fiéis aos hambúrgueres fininhos e bem passados na chapa, alguns restaurantes brasileiros inovaram ao permitir que os clientes escolhessem o ponto da carne.
Já o delivery de hambúrguer só foi surgir em 1992, em uma época em que a população de São Paulo só podia escolher entre pizza e comida chinesa para pedir em casa. Foi quando ldo Zerbinatti Neto, filho do fundador da Osnir Hamburger, uma das primeiras hamburguerias do Brasil, teve a ideia de investir no sistema de entregas.
Distribuiu panfletos de porta em porta e ficou à espera dos pedidos, que custaram a aparecer. Devagarzinho, os vizinhos foram testando a novidade e Aldo chegou a contratar um motoboy para ajudá-lo. Mas o delivery só se tornou mais conhecido no ano 2000, com o surgimento da plataforma Restaurante Web.
Com o passar dos anos, o prato foi se desenvolvendo, ganhando novos ingredientes e versões, conquistou o coração e o paladar de grande parte dos brasileiros. Prova disso é que em 2022 os hambúrgueres foram os mais pedidos dos aplicativos de delivery. Um levantamento realizado pela plataforma Hubster, que presta suporte para serviços de entregas de 30 mil restaurantes, apontou que o prato teve uma média de mais de 583 mil pedidos por mês no ano passado.
Diferentes opções para combinar
Batatas fritas: Batatas são acompanhamentos clássicos para os hambúrgueres, cortadas em formato de palito, canoa ou estilo rústico. Outra opção que harmoniza muito com os lanches são as batatas empanadas, que garantem crocância e sabor diferenciado ao aperitivo.
Anéis de cebola: Além de ser um acompanhamento à parte, também costuma ser encontrada como um recheio adicional dos hambúrgueres.
Nachos: Muitos lugares optam por servir tortilhas como parte de combos de hambúrgueres. O acompanhamento é combinado com molhos como guacamole, feito à base de abacate, e sour cream, um creme azedo à base de creme de leite. Para quem prefere o básico, também é possível consumir apenas com uma porção de cheddar.
Sticks de queijo: A receita consiste em palitos de mussarela, que quando abertos formam uma explosão de sabores com queijo derretido. Geralmente são servidos de seis a oito palitos de queijo bem recheados, que podem ser acompanhados de molho barbecue e maionese verde.
Hamburguerias em Jaraguá do Sul
O hambúrguer é um dos pratos mais consumidos e adorados do mundo, pela praticidade de preparo e sabor único que proporciona com suas combinações. Tem opção para carnívoros, vegetarianos, veganos, versão light, para comer em casa ou no estabelecimento, basta chamar a galera e aproveitar!
Jaraguá do Sul tem várias hamburguerias com opções saborosas e especiais para quem ama se deliciar com um bom lanche, clássico ou diferenciado. São diversos pratos que agradam todos os paladares e gostos e prometem fazer jus à fama que o hambúrguer tem ao redor do mundo. Saiba mais sobre as melhores hamburguerias da cidade em setemelhores.com