Depois de uma preparação intensa na Colômbia, a atleta olímpica Simone Ponte Ferraz conquistou medalhas em competições nacionais, bateu recordes pessoais e fechou um tour pelos Estados Unidos com resultados expressivos. Com adversárias de peso dividindo a pista, a fundista jaraguaense participou de três provas no país em abril e voltou com um ouro e um bronze na bagagem, além de estabelecer duas novas melhores marcas individuais nos 3 mil metros com obstáculos e 5 mil metros.
“Estou aproveitando para adquirir experiência e estar com as melhores atletas do mundo, disputando de igual para igual. Aprendo muito nessas competições de alto rendimento e ter ido pra lá (Estados Unidos) e conseguir boas marcas no início da temporada foi muito importante pra que eu chegue bem em outras competições internacionais”, ressalta.
A corredora da APA/Secel nem terá muito tempo para ficar em casa. Após subir no pódio do Torneio Internacional e GP Brasil de Atletismo na última semana, em São Paulo, ela já está com malas prontas para um novo tour. O destino agora será a Europa, com viagem marcada para sexta-feira (19). No Velho Continente, Simone seguirá os treinos e irá competir em três provas do Tour Continental, iniciando no dia 25 deste mês, em Andujar, na Espanha.
Em junho, estará em Budapeste, na Hungria, no dia 8, e ainda decidirá se corre em Nice, na França, ou Gotemburgo, na Suécia, no dia 18.
Os eventos europeus são fundamentais em seu planejamento por darem grande pontuação no ranking mundial, o que pode facilitar a classificação da atleta para os principais campeonatos da temporada com a seleção brasileira: Mundial, Sul-Americano e Pan-Americano. “Hoje, estou entre as 30 melhores, o que já me qualificaria. Mas ainda tem muita coisa pra rolar e o desafio é grande”, destaca.
Esses são os passos necessários para levar a jaraguaense ao seu maior objetivo em 2024, que é estar nas Olimpíadas de Paris. “Esse amadurecimento faz com que eu ganhe confiança e chegue cada vez mais forte nessas competições importantes. Estou plantando para colher na frente e consequentemente a classificação para os Jogos Olímpicos. Todo investimento e planejamento é fundamental para chegar lá”, afirma. “Tem uma diferença no número de vagas em relação a Tóquio, que mudou de 45 pra 36. Mas eu me sinto mais preparada, com marcas mais expressivas e não vai faltar força, dedicação e disciplina pra chegar em Paris. Tenho certeza também de que vou bater mais marcas pessoais e isso vai ser preciso pra chegar bem nas Olimpíadas”, completa.
Uma das grandes incentivadoras da corredora, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, se reuniu com a atleta e destacou a confiança em vê-la na segunda Olimpíada consecutiva, além de enaltecer o símbolo de exemplo que Simone se tornou para Jaraguá do Sul.
“A Simone é uma das nossas maiores atletas, é referência para o nosso município, não só para o atletismo. Ela tem tudo que um atleta precisa, é focada e temos muita esperança e confiança que nos representará na próxima Olimpíada”.