Dois filhotes de lontras foram encaminhados pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) ao Instituto de Meio Ambiente (IMA) em Florianópolis na manhã desta terça-feira (16). Os pequenos animais apareceram num trecho de rio próximo a uma residência no bairro Nereu Ramos. “Inicialmente, durante dois dias os moradores apenas observaram os animais. No entanto, as lontrinhas não paravam de emitir sons, supostamente procurando pela mãe. Pareciam estar chorando disse uma das pessoas que nos chamaram nesta segunda-feira (15)” contou um dos biólogo do Programa Resgate da Fauna da Fujama, Christian Raboch Lempek.
Após recolhidos, os espécimes foram encaminhados para exames veterinários e a princípio não apresentaram nenhum problema de saúde. No entanto, pelo fato das lontras serem muito jovens foi definido pelos biólogos da Fujama encaminhá-las a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) por meio do próprio IMA.
A lontra é da família mustelidae a mesma de espécies como furão e da irara. “É um animal raro de se ver aqui na cidade e normalmente ocorre em áreas onde tem riachos e rios”, completa Raboch.